Blog Bankinter Portugal
As 5 frases mais importantes que deve conhecer sobre investimento
06.06.2022
Escrito por: Bankinter
Warren Buffett, Benjamin Graham, Mellody Hobson, Ken Fisher, John Maynard Keynes... Todos estes gurus do investimento e da economia deixaram citações e frases famosas para a história, que são autênticas estratégias de investimento em si mesmas. Em baixo, mostramos 5 das frases de investimento mais importantes que deve conhecer antes de investir.
Os investidores mais experientes investiram no mercado durante décadas. Experimentaram ciclos de subida e descida da bolsa, bolhas e crashes... O seu conhecimento dos mercados é muito amplo e os seus elevados ganhos mereceram a admiração do mundo financeiro.
Na infografia VisualCapitalist, elaborada com conteúdos da New York Life Investments e que partilhamos no final do artigo, destacam-se cinco frases famosas de investimento intemporal, explicadas com dados que confirmam os seus conceitos.
As 5 melhores frases sobre investimento
1. "A qualidade mais importante para um investidor é o temperamento, não o intelecto." Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway
Muitas vezes, as emoções influenciam a forma como negociamos nos mercados. Fazer um número muito elevado de transações é considerado uma forma errada de transacionar e, de acordo com dados recolhidos nos últimos anos, os investidores fizeram 10 vezes mais transações no primeiro trimestre de 2020 do que em 2009.
Assim, há três momentos que geralmente levam ao excesso de transações, por receio:
- Momentos de volatilidade: Um valor mais elevado do Índice de Volatilidade Cboe (VIX) indica maior receio.
- Momentos de debilidade no preço das ações: Um número maior de títulos em mínimos de 52 semanas, face a máximos de 52 semanas, indica maior receio.
- Rendimento das obrigações em comparação com as ações: Quando as obrigações têm rendibilidades superiores às das ações, pode indicar que os investidores em ações têm um maior receio.
- Manter a calma nesses momentos, ou como Buffett também diz: "ser ambicioso quando os outros têm medo e ter medo quando os outros são ambiciosos", pode ser uma boa estratégia. De facto, um estudo histórico mostra que o medo extremo dos investidores pode não ser justificado, já que o S&P 500 apresentou subidas em 32 anos dos últimos 42.
2. "O investidor individual deve agir consistentemente como investidor e não como especulador”. (“The individual investor should act consistently as an investor and not as a speculator"). Benjamin Graham, autor de O Investidor Inteligente
Benjamin Graham, pai do “Investimento com valor” e grande influenciador de Warren Buffett, foca parte da sua filosofia em distinguir entre um investidor e um especulador. Assim, um investidor está focado na segurança do ativo e numa rendibilidade razoável, enquanto um especulador aposta em grandes movimentações de ações, correndo o risco de perder grande parte do capital.
Para melhorar a abordagem de um investimento e não o considerar apenas como uma mera cotação, Graham recomenda pensar num investimento como se fossemos detentores de uma parte da propriedade de um negócio. Quando os investidores pensam como proprietários, procuram o valor intrínseco da empresa a longo prazo, o que pode aumentar o seu valor ao longo do tempo. Lembre-se dos efeitos dos juros compostos.
3. "O maior risco de todos é não arriscar nada”. ("The biggest risk of all is not taking one"). Mellody Hobson, co-CEO da Ariel Investments
Mellody Hobson, co-CEO da Ariel Investments, administra mais de 18.000 mil milhões de dólares em ativos. Como diretora de duas grandes empresas (e também presidente da Starbucks), Hobson entendeu a importância de dar o primeiro passo para investir. É preciso entender que o facto de não investir é efetivamente um risco porque a inflação fará o nosso dinheiro valer menos.
Entender este facto o mais rápido possível é um ponto a favor porque quanto mais cedo começarmos a obter rentabilidade para o nosso dinheiro, mais rendibilidade vamos conseguir ao longo dos anos graças ao efeito dos juros compostos.
4. "Permanecer no mercado é melhor do que tentar acertar os tempos de mercado." ("O tempo no mercado bate o timing do mercado."). Ken Fisher, Fundador da Fisher Investments
É preciso saber que as ações passam sempre por períodos de altos e baixos, mas investir no longo prazo reduz o risco de perdas. Tentar adivinhar os pontos mais baixos, quando a bolsa cai, ou os picos, quando a bolsa sobe, e acertar no momento perfeito para comprar e vender é uma tarefa praticamente impossível. Desta forma, Ken Fisher é mais a favor da estratégia "Buy & Hold " (comprar e manter) ou, o que quer dizer, estar sempre investido para reduzir o risco de perdas.
Se estudarmos as rendibilidades do S&P a curto, médio e longo prazo, vemos que quanto mais tempo se permanece no mercado, maior é a probabilidade de ganhar do que em períodos curtos.
De acordo com outros dados, se um investidor tentasse "perseguir" o mercado e não estivesse investido nos dias de melhor desempenho do último século, ele teria ganho apenas uma fração dos rendimentos totais. Assim, se tivesse mantido o seu investimento intocado de 1930 a 2020 teria obtido um retorno de 17.715% enquanto se tivesse estado fora do mercado nos 10 melhores dias de cada década, a rendibilidade teria sido de apenas 28%.
Portanto, não podemos correr o risco de estar fora do mercado nesses melhores dias e como não sabemos quando serão, a melhor maneira é sempre estar investido, já que, historicamente, as maiores subidas ocorreram depois de grandes quedas e como nesses momentos o medo pode paralisar-nos, é fácil perder oportunidades.
5. "É melhor acertar mais ou menos do que estar errado com certeza." (It is better to be roughly right than precisely wrong"). John Maynard Keynes, pai da macroeconomia moderna
Quando os mercados são voláteis, a diversificação de investimentos pode ajudar os investidores a moderar as suas perdas. Nesse sentido, se os investidores combinarem ações e obrigações nas suas carteiras, o risco de perdas reduz consideravelmente. Se combinarmos esta estratégia com um prazo de investimento médio ou longo, o risco é ainda mais reduzido.
5 ensinamentos sobre o mundo dos investimentos
As cinco frases acima traduzem cinco ensinamentos para abraçarmos o mundo dos investimentos:
- Reaja racionalmente não emocionalmente.
- Entenda como os juros compostos funcionam para obter maiores rendibilidades.
- Comece a investir o mais rápido possível.
- Esteja sempre investido.
- Diversifique.