Imagen

Apps úteis para as férias

17.08.2021

Escrito por: Ideias que Contam

Dez apps para férias sem stress

No segundo verão com a pandemia de covid-19 a alterar hábitos de vida, mas também as férias, todos querem aproveitar o tão aguardado período de férias da melhor forma possível. E para garantir a segurança, mas também momentos divertidos e memoráveis, sugerimos algumas aplicações que ajudam a planear e a tirar o melhor partido destes dias de descanso.

Salvaguardar a segurança e a saúde são atualmente as grandes prioridades de toda a população. No entanto, a experiência de 17 meses de pandemia já nos ensinou que a vida tem de continuar e que é fundamental, para garantir a saúde física e mental, aproveitar os momentos de lazer em família e ao ar livre. 

A escolha do local ideal para usufruir de um período de descanso depende das preferências de cada um, mas se a opção for explorar Portugal, antes de reservar o alojamento verifique se o hotel ou casa de férias dispõe do selo Safe&Clean. Este selo, atribuído pelo Turismo de Portugal, garante que o estabelecimento cumpre rigorosamente as medidas de segurança e limpeza impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O mesmo acontece com os restaurantes, que devem exibir este selo logo à entrada.

Se está de partida para fora do país, assegure-se de que está informado sobre a situação epidemiológica do destino e sobre as regras e restrições relacionadas com a covid-19, de forma a evitar surpresas desagradáveis. É importante saber quais os procedimentos de entrada no país – testes, certificados exigidos, etc. –, de forma a estar devidamente preparado para que nada falhe. No entanto, e independentemente do local escolhido, é fundamental não esquecer as regras básicas de distanciamento social, uso de máscara e lavagem e desinfeção frequente das mãos.

Agora, agarre no smartphone e prepare-se para descarregar as apps que o irão ajudar a planear e a organizar as suas férias e a garantir que não lhe faltará animação durante o período de descanso.

 

 

 

PLANEAR

 

PackPoint


Quem nunca se esqueceu de colocar na mala alguma coisa importante ou, quando chegou ao destino, apercebeu-se de que a escolha da roupa não foi a mais adequada? Esta app acaba para sempre com a dor de cabeça de saber como fazer as malas. Para tirar o melhor partido, basta inserir o destino, a duração e propósito da viagem e as atividades que planeia fazer. Os resultados ajudam a organizar a mala e até têm em consideração as condições meteorológicas.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android. Também disponível versão premium, com custo.

Wallet


É um gestor de orçamentos que ajuda a planear melhor os gastos nas férias, mas também ao longo de todo o ano. Para que não perca o fio à meada dos seus gastos, a Wallet ajuda a organizar, a definir metas e orçamentos, com a vantagem de poder adaptar-se a diferentes divisas. 

A app é grátis e está disponível para iOS e Android. Também disponível versão premium, com custo.

ViaMichelin


Planear o itinerário para perceber qual a distância, o tempo de viagem e, mais importante ainda, o custo da deslocação é importante. Com a Via Michelin basta inserir a marca e modelo da viatura para saber quantos quilómetros irá percorrer, se tem ou não de pagar portagens e qual o custo do combustível com os preços sempre atualizados. A app também sugere locais a visitar na região para onde vai, assim como alojamentos e restaurantes.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Waze


Para saber qual o melhor percurso, com menos trânsito e com alertas de obras, acidentes ou operações de fiscalização, o Waze é útil em qualquer altura do ano. Nas férias, e porque provavelmente andará por sítios desconhecidos, esta ferramenta é ainda mais útil. 

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Fuel Flash


Uma informação que convém manter sempre à mão quando estamos em viagem é o preço dos combustíveis. Em Portugal ou fora, o Fuel Flash permite antecipar os gastos, localizar bombas de combustível e comparar preços entre marcas de gasolina ou diesel.

A app é grátis e está disponível para Android.

 

DESFRUTAR

 

Info Praia


Em tempo de pandemia, é importante saber se a praia que escolhemos está com uma ocupação que garanta o distanciamento social. Com esta app, basta escrever o nome da praia ou o concelho onde está para saber se o semáforo de ocupação está vermelho, amarelo ou verde. Assim, evitam-se deslocações desnecessárias se o sinal estiver vermelho e pode, desde logo, escolher um areal com menos gente. 

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

City Walks


Dentro ou fora do país, esta app ajuda a planear itinerários a pé para conhecer melhor as cidades. São quase 500 as cidades disponíveis, mas para ter acesso a todos os mapas terá de optar pela versão paga.

A app é grátis mas com acesso pago aos tours. Está disponível para iOS e Android.

Goodreads


Encontrar livros, partilhar opiniões de leitura e recomendações para manter as leituras em dia. Esta app ajuda a escolher o próximo livro, a gerir as suas leituras e a deixar as suas recomendações a outros leitores. Nesta plataforma encontra mais de dois mil milhões de títulos, recomendados por mais de 75 milhões de utilizadores.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

MP3 Player


Serve para ouvir música em qualquer local e sem ter que usar o Wi-Fi. Basta construir a sua playlist e desfrutar. A app inclui um equalizador para um som mais perfeito e suporta todos os tipos de ficheiros de áudio. 

A app é grátis mas o acesso a algumas funcionalidades é pago. Está disponível para Android.

SNS 24


Nos tempos que correm, esta aplicação tornou-se especialmente útil. Além de ter acesso, a qualquer momento, aos seus dados de saúde, boletim de vacinas, receitas, etc., informação de que pode sempre necessitar, mesmo em tempo de férias, tem agora também disponível o Certificado Digital Covid, que lhe dá acesso a restaurantes, bares e outros locais de diversão. 

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.