Imagen

PRR e PT2030: uma oportunidade a não desperdiçar

11.10.2022

Escrito por: Bankinter

“Para a economia portuguesa crescer será fundamental contar com empresas capitalizadas, competitivas e inovadoras, tendo a banca um papel muito importante para atingir estas metas”, afirma José Luis Vega, Diretor da Banca de Empresas do Bankinter Portugal, num artigo de opinião publicado recentemente no Jornal Económico

Para o membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, o momento atual é exigente e requer coragem, capacidade de adaptação e vontade de inovar, “ingredientes que não têm faltado nas receitas seguidas pelos gestores para manter e, até, fazer crescer com resiliência as suas empresas perante as adversidades de alcance global que surgiram ao longo dos últimos dois anos”. 

Por isso, refere, “o novo quadro de apoios europeus para os próximos anos representa uma oportunidade única” para alavancar a recuperação e transformação das empresas e da economia, permitindo e facilitando saltos de inovação para assegurar e consolidar uma maior competitividade e afirmação do tecido empresarial português, dentro e fora de fronteiras. 

Juntos, PRR e PT2030 disponibilizarão mais de 11 mil milhões de euros às empresas. Entre as principais prioridades do PRR e do PT2030, destacam-se os apoios destinados ao crescimento verde, à inovação, à digitalização e à inclusão, sendo esta última muito importante para reforçar a capacidade produtiva das empresas e ao mesmo tempo superar as desigualdades sociais.

Contudo é preciso atender ao facto de os períodos de execução do PRR e PT2030 serem curtos, exigindo celeridade na sua aplicação: o primeiro termina em 2026 e o segundo em 2030. “Para que este desafio seja superado com sucesso, será vital criar condições para fazer chegar às empresas toda a informação sobre os diferentes apoios e um acompanhamento próximo para assegurar um esclarecimento de dúvidas e aconselhamento, detetando os apoios comunitários aplicáveis e mais adequados a cada projeto”, sublinha o Diretor de Banca de Empresas do Bankinter Portugal. 

“A banca contribui para estes objetivos ao disponibilizar ferramentas que permitem agilizar o acesso aos fundos europeus e ao identificar mecanismos complementares de financiamento, podendo, até, antecipar o crédito do montante atribuído em incentivos”, afirma, especificando que no Bankinter foi criada uma área dedicada aos fundos europeus, com gestores experientes e um conjunto de soluções para apoiar as empresas ao longo de todo o processo, desde as candidaturas aos fundos até ao financiamento dos projetos. 

“Ao apoiar as empresas, a banca está também a apoiar o emprego e as famílias e a contribuir para o desenvolvimento económico do país, como é esperado fazer, cumprindo assim uma das suas funções mais importantes e para a qual os seus profissionais estão preparados”, conclui José Luis Vega.

Relacionados: Bankinter agiliza apoios às empresas no âmbito dos fundos europeus - Bankinter