Natal em família: festividades que estão a iluminar Portugal

Natal em família: festividades que estão a iluminar Portugal

12.12.2023

Escrito por: Ideias que Contam

A época do ano que mais aquece os corações já veste de brilho e cor Portugal de norte a sul, atravessa o Atlântico e chega às ilhas. Embarque nesta nossa viagem por vários locais do país que prometem experiências únicas para celebrar, com alegria, esta quadra tão especial.
Se está à procura de um destino inesquecível para passar o Natal em família, Portugal é a escolha certa. Desde a sua zona de residência são muitas as opções país fora que estão a tornar esta época ainda mais especial. Aqui ficam algumas sugestões.

Alcácer do Sal

O galeão “Pinto Luísa”, para observação da iluminação natalícia da marginal e encosta da cidade de Alcácer do Sal, desliza pelas águas do Sado até 21 de dezembro. Estes tradicionais passeios de Natal são organizados pela Câmara Municipal, têm a duração de cerca de uma hora e realizam-se ao som de música temática, enquanto se toma uma bebida quente e se come bolachinhas alusivas à época.

 
Natal em família
 

Aveiro

Sabia que Aveiro vai ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2024? A programação de Natal e Ano Novo marca o arranque para as celebrações que vão ocorrer o ano inteiro. Boas Festas em Aveiro 2023/2024 tem uma agenda diversificada para todos os gostos e idades e garante entretenimento até às tradicionais Festas de São Gonçalinho (10 a 15 de janeiro). Contos, artes de rua, incluindo teatros de marionetas, concertos e grupos folclóricos, declamação de poemas, circo, feiras e momentos gastronómicos estão entre as múltiplas atividades a desfrutar.
A partir de Aveiro até Macinhata do Vouga circula o Comboio Histórico do Vouga Especial de Natal, numa viagem pelo tempo na única linha de via estreita em operação no nosso país. Embarque a bordo de uma das cinco carruagens dos primeiros anos do século XX, rebocadas pela histórica locomotiva diesel 9004, e visite o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e a cidade de Águeda, com uma visita guiada ao centro histórico. Saiba mais no site da CP – Comboios de Portugal.
 
Natal em família

Braga

Com a chegada do mês de dezembro, Braga ganha uma nova aura. A cidade enche-se de luz, cor e alegria, e transforma-se num lugar mágico, onde todos, de todas as idades, podem viver experiências inesquecíveis, entre inúmeras brincadeiras, diversões e espetáculos culturais. A programação destaca-se por diversas atividades, que vão desde cinema, concertos e cânticos de rua, teatro, circo e outras. No dia 10, há Parada de Natal e, no dia 16, os desportistas podem aderir à 45.ª Corrida de São Silvestre de Braga, uma das mais antigas do país. As celebrações terminam com um concerto no dia 12 de janeiro.
 
Natal em família

Bragança

Em Trás-os-Montes, a Praça Camões, em pleno centro histórico de Bragança, recebe a Terra Natal e de Sonhos. O programa contempla uma multiplicidade de atividades culturais até dia 7 de janeiro, já depois da chegada dos Reis Magos. Aqui, pode encontrar uma pista de gelo natural coberta e uma divertida rampa também gelada e uma casinha onde o Pai Natal recebe as cartas de miúdos e graúdos. Carrossel, baloiço e comboio infantil prometem complementar a animação, sem faltarem as tasquinhas de Natal, onde se servem chocolate quente e outras iguarias. No dia 24, às 23 horas, é hora da tradicional Missa do Galo.

Funchal

No jardim do Almirante Reis, no Funchal, este ano há uma novidade: uma pista de gelo onde se pode patinar, pelo menos, até aos Reis. A Aldeia Natal da capital da Madeira fica, contudo, na Praça do Município e oferece animação variada, atividades lúdico-pedagógicas, viagens de comboio, mercado, espetáculos de magia e muitas outras iniciativas de encantar. Imperdível o já icónico fogo de artifício sobre a baía do Funchal que dará as boas-vindas a 2024.
 
Natal em família

Lisboa

O Rossio Christmas Market volta a animar a Baixa de Lisboa, todos os dias até 23 de dezembro. Além das tradicionais barraquinhas de madeiras do mercado de Natal, cheias de brilhos, de cores e de sabores, há espaço para uma exposição no Hospital das Bonecas, para visitar a Casa do Pai Natal e para um passeio divertido no Comboio de Natal, 100% elétrico, entre outras atividades com ranchos folclóricos, música e personagens natalícias que animam miúdos e graúdos. Edição a cargo da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina.
Até 1 de janeiro, o Parque Eduardo VII abre mais uma vez as portas à já tradicional roda gigante, à pista de gelo e à casa do Pai Natal do Wonderland Lisboa. Não faltam outras animações, como uma enorme árvore de Natal, entretenimentos para todos, comes e bebes e vários quiosques para compras de artesanato e não só.
Entre 20 e 30 de dezembro, o famoso Cirque du Soleil regressa ao Altice Arena para relançar o seu espetáculo repleto de energia e de emoção Ovo, que conta a história de uma precipitada corrida para um ecossistema cheio de vida e de cor, onde insetos trabalham, comem, rastejam, brincam, lutam e até se apaixonam. O Cirque du Soleil foi fundado em 1984, no Canadá, e desde aí tem mostrado, mundo fora, o que de melhor e mais inovador se faz em espetáculos circenses.
Após “A Pequena Sereia”, “Rapunzel”, “Aladino” e “Cinderela - O Musical dos Seus Sonhos”, Filipe La Féria traz de novo a magia dos contos de fadas ao palco do Politeama. A Bela Adormecida – O Musical para Toda a Família, uma história que já conheceu várias versões e que há séculos encanta gerações, conta com um elenco composto por atores, cantores, bailarinos, músicos e acrobatas. No papel de Bela Adormecida estão Inês Branco e Maria Barros; Valter Mira é o Príncipe e Élia Gonzalez a Malévola. Filipa Azevedo, Rafaela Monteiro e Sofia Cruz são as fadinhas e David Gomes o Corvo. Em cartaz até ao final de abril.
 
Natal em família

Loulé

No Algarve, a Aldeia dos Sonhos fica em Loulé-Quarteira-Almancil, onde o Pai Natal já chegou para distribuir alegria e presentes. Pista de gelo ecológica e rampa de boias, comboio de Natal, carrossel são algumas das ofertas espalhadas pelas principais áreas da “aldeia”: Cerca do Convento Espírito Santo, Largo São Francisco e Praça Afonso III. Em Almancil, o espírito festivo e solidário da quadra vive-se no emblemático Jardim dos Sonhos (Jardim das Comunidades), e em Quarteira, na Praça Natal (Praça do Mar) e na Rua Natal (Rua Vasco da Gama), há mercadinhos e momentos de animação com grupos de música e dança, até 6 de janeiro.
Natal em família

Montemor-O-Velho

Na região de Coimbra, a varinha de condão do Natal transforma, até 31 de dezembro, o castelo de Montemor-o-Velho num Castelo Mágico. Este parque temático presenteia miúdos e graúdos com espetáculos únicos, neve, pista de gelo, insufláveis, exposições, casa do Pai Natal, carrossel, passeios com animais, mercadinho de Natal e muitas outras experiências que fazem deste local encantado o eleito de muitas famílias. Consulte preços e atividades na página do evento.
 
Natal em família

Óbidos

Experiências imersivas, laboratórios, atividades enérgicas como vassouras voadoras, poções mágicas, espetáculos grandiosos e cheios de brilho, tudo isto e muito mais chega a Óbidos, a vila medieval do distrito de Leiria que este ano se deixou invadir por uma Escola de Feiticeiros capaz de fazer rir e sonhar. Os aprendizes podem desfrutar de toda a magia da Óbidos Vila Natal até 31 de dezembro.
 
Natal em família

Ponta Delgada

A capital da maior ilha açoriana, São Miguel, também festeja a quadra natalícia em grande, com música e muita animação. Todos os dias, até 24 de dezembro, o Pai Natal visita a sua casa onde conversa e se deixa fotografar com quem a ele se dirige. Na Praça Gonçalo Velho Cabral e no lado sul do Largo da Matriz há barraquinhas de venda de artesanato e de comes e bebes e os mais pequenos podem ainda divertir-se nos insufláveis, em passeios de carruagem ou de comboio ou dar umas voltinhas no carrossel. Ainda em São Miguel, é famoso o Presépio das Caldeiras das Furnas, considerado o mais original Presépio de Natal ao ar livre dos Açores. A visitar durante o mês de dezembro.
 
Natal em família

Porto

A Cidade Invicta é um destino a não perder para admirar iluminações de Natal. Até 7 de janeiro percorra as várias ruas e bairros portuenses e deixe-se envolver por um ambiente verdadeiramente mágico. Na Praça do General Humberto Delgado ergue-se uma árvore de Natal cheia de luz e cor.
O Jardim da Cordoaria está transformado em Bosque Encantado. É aqui que encontra um dos mercados e feiras de Natal da cidade (na Praça da Batalha e no Bolhão também), além de espetáculos e animação. No Largo do Amor de Perdição pode patinar gratuitamente na pista de gelo ou andar no carrossel parisiense.
 
Já os Aliados são o palco para vários concertos que encerram no dia 23 com a cantora vimaranense Sofia Escobar, que se junta à Orquestra Juvenil da Bonjóia numa apresentação inédita. Para mais informações, consulte a agenda cultural do Porto para esta quadra.
Uma experiência musical a não perder nesta quadra festiva em pleno centro histórico do Porto é o espetáculo “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music”. Os concertos imersivos na igreja dos Clérigos resultam do encontro entre a interpretação ao vivo de grandes melodias clássicas e contemporâneas, a tecnologia de videomapping e a inconfundível obra arquitetónica de Nicolau Nasoni. As datas são 15, 21, 22 e 23 de dezembro, fechando-se o ciclo a 4 de janeiro.
 
Natal em família

Santa Maria da Feira

Até 30 de dezembro, o parque temático Perlim enche de cor e animação a Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, um lugar de fantasia, onde todos são convidados a sonhar e a viver esta época encantada. Junto ao Parque de Lazer das Piscinas realiza-se o circo Oníria – Uma Viagem… 4 Estações, em que artistas circenses contam a história de Tica, uma menina cheia de sonhos que desafia todas as vontades e decide viajar até Polaris ao lado do seu amigo Uli, um elfo encantador, para entregar uma carta ao Pai Natal. Os habitantes deste mundo inventado, Perlim e Pim Pim, são os duendes gémeos que deram nome ao parque e começaram a história que apaixona todos os que visitam Perlim desde 2008.
 
Desde os tradicionais presépios e iluminações natalícias às mais modernas atrações de entretenimento, um pouco por todo o país há oferta para todos os gostos, idades e bolsas, visto que há atrações pagas e outras gratuitas. Faça uma pesquisa na internet e surpreenda-se.
 

Boas-Festas!