Férias pela Península Ibérica

Faça-se à estrada com a casa às costas e descubra a Península Ibérica nestas férias

02.08.2023

Escrito por: Ideias que Contam

Ainda sonha com a road trip que ainda não teve oportunidade de concretizar? Siga as nossas dicas e faça, já este verão, umas férias diferentes. A dois, entre amigos ou em família, conheça as belezas da nossa península sob outra perspetiva, em autocaravana, em 10 rotas a descobrir 

 
Longe do bulício dos hotéis e mais próximas da natureza. Nestas férias, aposte na aventura e na diversão sobre rodas com total liberdade. Passear de autocaravana está em alta e há cada vez mais locais onde pernoitar com segurança e comodidade.
 
À boleia da pandemia, as vendas destes veículos, novos e usados, aumentaram exponencialmente nos últimos dois anos, primeiro para “fugir” das multidões, depois porque potenciou o gosto pela vida ao ar livre, fomentando ainda mais o naturismo, o ecoturismo e o turismo de natureza que já eram tendência. A boa notícia é que não tem de adquirir qualquer viatura. Pesquise na Yescapa, plataforma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans entre particulares na Europa, e encontrará certamente a mais adequada às suas necessidades e carteira. 
 
Esta plataforma registou, em 2022, uma maior procura do que oferta de veículos para aluguer em alguns meses do ano, um boom que se traduziu num crescimento anual de 40% do volume de reservas e que ascendeu aos 58% entre maio e agosto face ao ano transato. Se em 2021 a Yescapa havia registado 2.760 viagens neste período, o ano passado demonstrou que a prática veio para ficar: 4.380 viagens realizadas no país e uma taxa de ocupação a ultrapassar os 87%.  
 
Férias autocaravana

Como começar: sete dicas úteis

Se costuma fazer campismo, não vai estranhar o dia a dia minimalista a bordo de uma autocaravana que, no fundo, é quase uma “tenda” com rodas. No entanto, por isso mesmo, como irá estar sempre em movimento, o planeamento da viagem tem de ser meticuloso. Vejamos o que deve ter em conta:
 
1. Uma das principais preocupações são os locais para pernoita, para despejos de águas residuais e de resíduos sólidos e para abastecimento de água potável, que devem estar assegurados logo à partida. As aplicações Par4night e Caramaps dão uma ajuda e ainda sugerem locais de grande beleza a desfrutar. Também existem áreas de serviço próprias para estes veículos e o site Portugal EasyCamp relaciona o mundo do autocaravanismo com espaços rurais nacionais, quer sejam quintas vitivinícolas, agrícolas ou pecuárias onde é possível pernoitar a convite do produtor em troca da aquisição dos produtos da quinta. Assim sendo, planeie cada etapa do seu itinerário para evitar surpresas, inclua paragens de descanso e verifique horários de todos os locais que deseja visitar e pernoitar.
 
2. Existem regras a cumprir no Código da Estrada, tanto em Portugal como em Espanha, que, para evitar multas e outros contratempos, exigem uma leitura prévia antes de se fazer à estrada. Atente também às velocidades máximas permitidas em cada país e respeite-as. 
 
3. Conduzir uma autocaravana e um carro não é bem a mesma coisa, embora na generalidade dos casos apenas seja necessária a carta de condução da categoria B, ou seja, a “normal” de ligeiros, dado que esta abrange veículos a motor até nove passageiros, incluindo o condutor, com peso até 3,5 toneladas. No caso específico das autocaravanas, estas podem ir até aos 4.250 quilos se os titulares tiverem mais de 21 anos e, pelo menos, três anos de habilitação nessa categoria. Mesmo assim, é recomendável que se familiarize com a condução de um veículo maior do que aquele a que está habituado, já que o ângulo de visão é diferente e a distância de travagem também será maior.
 
4. Faça contas à vida – ao preço do aluguer, do do combustível e das portagens, das refeições e dos locais de pernoita, despejo e abastecimento – procurando manter-se dentro do orçamento estipulado.
 
5. Prepare a bagagem. Leve apenas o indispensável e sobretudo roupa confortável e fácil de lavar e secar. Não esqueça um agasalho para as noites mais frescas. Para dormir, os sacos-camas são sempre práticos, mas se estiver calor podem tornar-se incómodos, por isso, leve também lençóis e um protetor de colchões. Junte à lista panos de cozinha.
 
6. Se está a pensar cozinhar, muna-se da despesa básica, como sal, azeite, massa, arroz, alguns enlatados (atum, sardinha…), ovos, fruta e água; os restantes frescos compre localmente. Opte por saladas, grelhados, ou seja, comidas fáceis e rápidas de confecionar. 
 
7. Detergente para a loiça e roupa, bem como produtos de higiene essenciais, como pasta de dentes, champô, gel de banho e mãos, papel higiénico, protetor solar, um produto para afastar melgas e mosquitos, uma maleta de primeiros socorros, uma caixa com ferramentas e, claro, uma máquina fotográfica, são outros produtos e acessórios a considerar na bagagem.
 
Agora que já tem uma noção de como preparar a viagem, sugerimos-lhe algumas rotas a descobrir, deste e do outro lado da fronteira ibérica.
 
 
Férias autocaravana

Portugal de norte a sul

A Rota da Estrada Nacional 2 são quase 750 quilómetros entre Chaves e Faro na estrada portuguesa mais longa e também uma das mais extensas do mundo. Esta rota permite descobrir o país, as diferentes regiões e paisagens, os seus costumes e gastronomia. 
A Costa Vicentinasão vários quilómetros de praias e paisagens maravilhosas viradas para o Atlântico, de Sagres à lagoa de Santo André. O destino perfeito para os amantes da natureza à beira-mar, do bom peixe e marisco, e uma alternativa ao concorrido Algarve.
 
O Passaporte Douro é outra rota de emoções em história e gastronomia. Foi lançado pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) há dois anos e guia os visitantes ao longo de 76 pontos de interesse na região, de Peso da Régua a Freixo de Espada à Cinta. Uma vez carimbado na totalidade, o turista recebe um certificado de excelência e uma garrafa de vinho do Porto, oferecida pelo parceiro do projeto, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Pode ser adquirido “fisicamente” num posto de turismo dos 19 municípios que o integram e no aeroporto do Porto, mas também tem uma app móvel.
 
O Algarve é uma das áreas geográficas portuguesas mais procuradas não apenas no verão. O sol, as praias e as suas águas temperadas e clima ameno são um convite quase irrecusável. No entanto, nem só de areia e mar vive esta região. De Aljezur a Alcoutim, há igualmente um Algarve rural a visitar com muitos pontos de interesse e belas paisagens. Veja as sugestões de rotas e os conselhos úteis da Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo algarvio.
 
Rumando a Norte, há outros encantos: do verde minhoto às águas ora calmas ou em cascata dos rios que atravessam o Gerês, da gastronomia de “comer e chorar por mais” e dos vinhos alvarinhos às pequenas aldeias medievais como o Sistelo, conhecido como o “pequeno Tibete português”, e aos miradouros para paisagens deslumbrantes… descobrir as belezas únicas do Parque Nacional da Peneda-Gerês é um regalo para os sentidos.
 

Espanha aqui tão perto

Continuando a Norte da Península, o litoral da Galiza, das Rias Baixas à Costa da Morte, é um verdadeiro tesouro desconhecido para muitos portugueses. Do marisco de A Guarda à Torre de Hércules da Corunha, sem esquecer o farol mais ocidental de Espanha no Cabo Finisterra, são tudo propostas incontestáveis para uns dias bem passados. 
 
Ainda na Galiza, em alternativa ou para uma segunda viagem, temos o Caminho de Santiago (existem várias rotas), que segue de Oviedo a Santiago de Compostela e remonta ao ano 813. Lugo é uma das localidades que merece visita detalhada, para não deixar de conhecer a única muralha romana do mundo que se conserva intacta em todo o seu perímetro.
Quase a chegar ao Sul de França, os Picos da Europa são uma formação montanhosa (a terceira cordilheira mais alta da Península) que se estende pelas comunidades autónomas das Astúrias, Cantábria e Castela e Leão. Pequenas aldeias rodeadas de paisagens de “cortar a respiração” que pode percorrer também no teleférico Fuente Dé, sobretudo se gosta de alturas, já que esta cabina suspensa salta de um desnível de 753 para 1.853 metros de altitude em apenas quatro minutos.
 
Se é adepto de flamenco, a Andaluzia é o berço desta forma de arte. Coma umas tapas ao som de umas sevilhanas, fazendo o Roteiro do Roteiro do Sul de Espanha a partir de Sevilha até Almeria. Deixe-se seduzir também pela forte cultura mourisca que se respira em Granada e maravilhe-se passeando pelas 19 aldeias de casas caiadas de branco, algumas impressionantes como Setenil de las Bodegas.
 
Apaixonante é, ainda, toda a costa nas margens do Mediterrâneo, de Almeria a Barcelona, dobrando o Cabo de Gata, seguindo por Cartagena e Múrcia (Costa Cálida), Benidorm, Alicante e Valência (Costa Branca), e Barcelona (Costa Brava). Se tiver tempo, pode desfrutar da viagem em ferry até às Baleares, por exemplo de Dénia (Alicante) a Ibiza em pouco mais de duas horas.
 
Se ficou fã desta modalidade de turismo, considere juntar-se a outros caravanistas. Existem vários grupos e associações que pode integrar não apenas para recolher informação útil como também para fazer amigos. Boas férias!
 
Rota Ibérica