Imagen

Diretor da Bankinter Gestión de Activos analisa potencial da aplicação Chat GPT e o impacto da política monetária do BCE

07.03.2023

Escrito por: Bankinter

Na habitual coluna de opinião que assina no Jornal de Negócios, o diretor da Bankinter Gestión de Activos destaca o sucesso e visibilidade do Chat GPT, uma aplicação que utiliza inteligência artificial para criar textos de raiz, de acordo com o pedido do utilizador. Para José Miguel Calheiros este é um sinal do potencial que a Ciência de Dados terá para alterar por completo o trabalho e a vida no futuro, reconhecendo que este tipo de soluções poderá beneficiar o dia a dia da indústria de gestão de ativos.

Outro dos temas abordados pelo diretor da Bankinter Gestión de Activos é a política monetária que tem sido aplicada pelo Banco Central Europeu (BCE). “Os recentes indicadores de inflação da Zona Euro mostram que o processo de normalização dos preços não será isento de avanços e recuos”, refere José Miguel Calheiros, lembrando a confluência de fatores conjunturais e estruturais, em sentido contrário, que influenciam o panorama económico. Ao BCE, pede “paciência” e tempo, para deixar que os 300 pontos base de subidas das taxas diretoras no espaço de um ano produzam os seus efeitos na economia real.

José Miguel Calheiros assinala ainda o primeiro ano decorrido desde o início da guerra na Ucrânia, alertando para o facto de não haver sinais de uma solução diplomática para o conflito. “Ambas as partes beligerantes apostam na derrota militar uma da outra, mas, como diz o ditado, a esperança é a última a morrer”, conclui o diretor da Bankinter Gestión de Activos.

 

Leia o artigo na íntegra no Jornal de Negócios em: Bull & Bear: Inteligência… pouco artificial - Opinião - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)