Diretor da Bankinter Gestión de Activos analisa o crescimento do PIB dos EUA e a desaceleração da economia na Zona Euro.

Diretor da Bankinter Gestión de Activos analisa o crescimento do PIB dos EUA e a desaceleração da economia na Zona Euro.

03.08.2023

Escrito por: Bankinter

Na habitual coluna de opinião que assina no Jornal de Negócios, o diretor da Bankinter Gestión de Activos, José Miguel Calheiros, destaca a aceleração do ritmo de crescimento do PIB dos Estados Unidos da América no segundo trimestre, realçando a queda acentuada do seu deflator consistente com “um registo de inflação muito mais baixo do que o observado nos últimos 2 anos”.

Outro dos temas abordados pelo diretor da Bankinter Gestión de Activos são os sinais “preocupantes” de desaceleração da economia da Zona Euro, espelhados no seu principal motor, a economia germânica.” 

José Miguel Calheiros recorda a conferência de Bancos Centrais que teve lugar em Londres, em 2012, onde Mario Draghi, então presidente do BCE, usou a expressão “whatever it takes” para descrever eventuais medidas de política monetária para preservar o Euro, acalmando os investidores e devolvendo a normalidade aos mercados, face ao perigo de desintegração da Zona Euro. 
Para o diretor da Bankinter Gestión de Activos “nunca é demais” relembrar esta atitude, e devemos ter presente “quão perto estivemos do abismo”.

 

Leia o artigo na íntegra no Jornal de Negócios em: Bull & Bear: Goldilocks, anyone?