Imagen

Diretor da Bankinter Gestión de Activos analisa impacto da turbulência bancária nos EUA e da subida dos juros

04.04.2023

Escrito por: Bankinter

Na habitual coluna de opinião que assina no Jornal de Negócios, o diretor da Bankinter Gestión de Activos assinala as oportunidades de investimento a médio prazo, geradas na sequência do impacto negativo e indiscriminado que os recentes acontecimentos na banca regional norte-americana e suíça tiveram nos preços de toda a estrutura de dívida do setor bancário. Contudo, José Miguel Calheiros afirma que é preciso ter em conta a solidez dos emitentes, “sangue-frio e paciência para aguentar o newsflow, headlines, breaking news e narrativas do dia a dia”.

Outro dos temas abordados pelo diretor da Bankinter Gestión de Activos é a política monetária que tem sido aplicada pelos bancos centrais. “Subidas de taxa de juro superiores a 400 pontos base num espaço de um ano é algo inédito na história das economias modernas, assentes no valor fiduciário do dinheiro”, refere José Miguel Calheiros, alertando para potenciais efeitos na economia real, “a começar pelas franjas mais frágeis”.
José Miguel Calheiros faz ainda uma referência à decisão das autoridades suíças de reduzir a zero o valor da dívida AT1 do Credit Suisse, no âmbito da venda relâmpago à UBS.  “Não fazendo o mesmo aos acionistas do banco, foi a mancha negra num processo que, de outra forma, teria sido exemplar”, afirma. 

Leia o artigo na íntegra no Jornal de Negócios em: Bull & Bear: Banking on Banks (debt!) - Opinião - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)