Imagen

Bankinter organiza conferência sobre Papel Comercial Europeu

03.06.2025

Escrito por: Bankinter

O Bankinter organizou no dia 29 de maio uma conferência sobre o Papel Comercial Europeu, em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) e a consultora de rating Ethifinance. O evento decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e teve como objetivo dar a conhecer o novo instrumento de dívida de curto prazo, destinado a cobrir necessidades de liquidez das empresas num contexto de incerteza global em que a diversificação é a palavra-chave.

No discurso de abertura, José Luis Vega, diretor da Banca de Empresas e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal destacou esta iniciativa como um exemplo do acompanhamento de proximidade e das soluções competitivas que o Bankinter tem desenvolvido para apoiar as empresas e contribuir para o crescimento da economia.

Logo a seguir, Alfonso Pastor, head of Corporate Finance and Capital Markets destacou a diversificação das fontes de financiamento, o acesso aos mercados de capitais para potenciais transações de dívida ou de ações, as facilidades acrescidas de liquidez, o contacto com investidores institucionais, o custo competitivo face à dívida bancária de curto prazo, a visibilidade e reconhecimento como algumas das principais vantagens do Papel Comercial Europeu para as empresas. Lembrou também que este instrumento está registado no Mercado Alternativo de Renda Fixa de Madrid (MARF) e nas bolsas de valores do Luxemburgo, da Irlanda e de Lisboa. No MARF, o Bankinter Investment já coordenou o registo programas de emissão de Papel Comercial Europeu da Monta-Engil, Grupo Visabeira, CUF e, mais recentemente, da Greenvolt.

Alfonso Pastor participou depois num painel de debate moderado por Joaquim Castro, diretor do Bankinter Investment em Portugal e que juntou também Hugo Moredo Santos, sócio da área de Bancário e Financeiro da VdA, e Daniel Neves, diretor de Vendas da Ethifinance, que abordaram as especificidades das várias fases que constituem o registo de papel comercial e os seus desafios.

A conferência incluiu ainda a participação de João Manso Neto, CEO da Greenvolt, que partilhou com empresários e colaboradores do Bankinter a experiência do grupo no registo de papel comercial europeu no MARF, tendo destacado a simplicidade do processo, a flexibilidade e a diversificação das fontes de financiamento, que até então provinham maioritariamente de capitais próprios, e o seu impacto positivo para o crescimento do negócio. O Grupo Greenvolt é especializado em produção de energia elétrica a partir de biomassa sustentável, no desenvolvimento de projetos de grande escala (solar, eólico e storage), estando também empenhado na produção de energia de forma descentralizada, através de soluções para autoconsumo individual e coletivo.