Cinco desportos para cuidar do físico e desfrutar da natureza

Cinco desportos para cuidar do físico e desfrutar da natureza

05.09.2023

Escrito por: Ideias que Contam

Aproveite o verão e as férias para desfrutar de atividades ao ar livre. Pratique exercício físico quer esteja no campo, na montanha, na cidade, ou na praia, e sinta-se revigorado por dentro e por fora

Explore os mais belos trilhos de bicicleta ou a pé, saiba o que pode fazer nos parques e jardins das cidades, descubra o plogging ou deixe-se seduzir pela emoção de deslizar numa prancha à tona da água. Selecionámos algumas sugestões de atividades ao ar livre que vão fazer a diferença na hora da rentrée, ou seja, no regresso ao trabalho. Até lá, desfrute do verão e de tudo o que o ar livre e a natureza podem fazer pelo seu bem-estar.

 

SIGA A ROTA A PEDALAR

Mais do que uma moda, andar de bicicleta é já um estilo de vida. Pode praticar a solo, em família, ou com amigos, e é um ótimo exercício para fortalecer o coração e outros músculos, bem como as articulações. Também ajuda a diminuir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, contribuir para manter a pressão arterial controlada, estimula o sistema imunitário, queima calorias e melhora a tolerância ao stresse. 

Três horas por semana bastam para sentir todos estes benefícios. Acresce que pedalar constitui ainda uma alternativa sustentável para as deslocações com mais segurança nas cidades, onde na maior parte já existem ciclovias.
Em tempo de férias, andar de bicicleta revela-se uma atividade relaxante, ao permitir grandes momentos de convívio com a natureza. 

Existem rotas específicas para cicloturismo Portugal fora. Dependendo da morfologia do terreno e da experiência do ciclista, alguns percursos são mais fáceis do que outros. Por exemplo, na região de Lisboa, a ciclovia do Guincho é um lindíssimo passeio de quase nove quilómetros à beira-mar, em pavimento demarcado e praticamente plano. Começa na marina de Cascais e acaba em frente à praia do Guincho. Não deixe de parar na Boca do Inferno para apreciar a paisagem e tirar umas fotografias. Se quiser aumentar o grau de dificuldade, pode subir até ao santuário da Peninha, ou seguir mesmo até ao ponto mais ocidental do continente europeu, o cabo da Roca.

Descubra todas as ciclovias e ecovias no site ciclovia.pt e explore vários pontos do país em duas rodas.

 

PERCORRER O PAÍS COM A AJUDA DA TECNOLOGIA

Caminhar não é apenas um ótimo exercício para trabalhar os músculos, combater a depressão, dar energia e prevenir doenças cardíacas, entre inúmeros outros benefícios para melhorar a saúde em geral, mas também para explorar e descobrir, a pé, os mais recônditos lugares, as suas histórias, o que há de melhor nas cidades e as mais belas paisagens.

Para encontrar os melhores caminhos, tem à disposição aplicações móveis que lhe facilitam a tarefa. É o caso da Walkbox, com roteiros pedestres autoguiados e grandes rotas (por exemplo, o Caminho Português de Santiago) em todas as regiões turísticas de Portugal continental, na cidade e na natureza. Já o Explorial é um jogo interativo que permite explorar as cidades de uma maneira diferente e divertida: através de uma caça ao tesouro, da resolução de um puzzle, da resposta a questões, entre outros jogos que procuram proporcionar experiências originais em cada local. As cidades portuguesas disponíveis para ir a jogo são Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Lisboa, Óbidos, Porto e Sintra, e cada percurso dura cerca de uma hora e meia. 

Também o AllTrails é um guia que ajuda a encontrar as melhores rotas perto de si, permitindo viver e partilhar as suas aventuras ao ar livre. Só em Portugal continental e ilhas, esta ferramenta disponibiliza mais de seis mil trilhos para caminhadas, rotas para ciclismo de montanha, passeios de mochila e muito mais. 

Visitar as áreas protegidas é mais fácil com a aplicação móvel NaturalPTrails. Disponibilizada gratuitamente, esta app apresenta percursos na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) do continente, bem como os aderentes à marca Natural.pt, promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Para maior segurança dos visitantes, apresenta, ainda, alertas meteorológicos e de perigo de incêndio, fornecidos diretamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Se quer conhecer a fundo Lisboa, Sintra, os Açores ou as levadas da Madeira, então a WalkMe constitui, igualmente, uma ferramenta a considerar.

 

PELOS PARQUES E JARDINS DAS CIDADES

Se procura momentos para relaxar corpo e mente enquanto exercita os músculos, atividades como o ioga, o tai chi chuan e o pilates, entre outras, são as ideais, pois, para além de se adaptarem a todas as idades, melhoram a circulação e a postura, e aumentam a força muscular e a flexibilidade.

Muitas cidades pelo país oferecem-nas gratuitamente aos fins de semana de manhã nos seus parques e jardins, como é o caso do Porto: os “Dias com Energia” decorrem nos jardins do Palácio de Cristal, no Parque Oriental da Cidade do Porto, no Parque da Pasteleira e no Parque da Cidade. Consulte horários no no site da empresa municipal Ágora ou peça informações pelo telefone 226199860.

No Seixal, distrito de Setúbal, o programa Jogos do Seixal decorre durante todo o ano e pretende criar momentos de animação lúdica, experimentação, prática desportiva variada e ocupação dos tempos livres, promovendo a progressiva alteração dos hábitos de vida sedentária da população. Em Lisboa, o jardim junto à Torre de Belém acolhe todos os domingos, desde 2000, entre as 10 e as 12 horas, aulas abertas de tai chi e qui gong promovidas pela Academia de Artes Orientais, Ain Soph Aur. Basta aparecer. Este ano, a época recomeça a 17 de setembro e entra por 2024.
Informe-se junto da câmara municipal da sua região sobre a oferta existente no âmbito desportivo. Em alternativa, veja no FitMap como ficar em forma sem pagar, localizando neste mapa o local ao ar livre ideal para praticar as suas modalidades favoritas, onde quer que se encontre.

 

A TENDÊNCIA QUE FAZ BEM À SAÚDE E AO AMBIENTE

Chama-se plogging, junta a palavra sueca plocka upp (apanhar) à inglesa jogging (corrida) e é uma nova tendência de fitness, que combina atividade física com recolha de lixo.

Aos ténis e às roupas confortáveis acrescente um saco de plástico e umas luvas, e faça-se ao caminho. Além dos benefícios da corrida, que incluem mais tonicidade muscular, gasto calórico, prevenção de doenças cardiovasculares e melhoria da atividade cerebral e da qualidade de sono, para apanhar resíduos do chão há que fletir as pernas e fazer movimentos com os braços. Entretanto, papéis, garrafas e outros resíduos desaparecem das ruas, parques e jardins, tornando a envolvente mais limpa e cuidada.

O movimento nasceu na Suécia, em 2016, tendo como pioneiro desta atividade Erik Ahlström, que, ao deixar a sua cidade natal para se instalar em Estocolmo, começou a limpar o lixo das zonas onde praticava corrida. A ideia rapidamente se espalhou por outros países europeus através das redes sociais e ganhou adeptos. Em Portugal também. Desde 2021, tem vindo a organizar o Plogging Challenge Portugal, cuja ação conta com o apoio de vários municípios e centenas de participantes.

 

DESLIZAR SOBRE AS ÁGUAS

Já ouvir falar de stand-up paddle (SUP)? E de remo em pé? São exatamente a mesma coisa e tanto pode praticar-se no mar, SUP surfing, para os aventureiros que gostam de desafiar as ondas, ou em rios e albufeiras, onde as águas calmas convidam a passeios mais relaxantes. O SUP é uma forma antiga de surf que remonta aos anos 60, no Havai, tendo surgido mais recentemente como modalidade autónoma. Constitui uma boa oportunidade para treinar o equilíbrio (uma vez ser praticado em cima de uma prancha sobre a água), fortalecer o corpo, relaxar a mente e aprender outras formas de deslizar na água.

Se quiser aprofundar o conhecimento sobre a modalidade, existem escolas certificadas. Saiba mais na associação ASUPP, criada em 2011 para promover o stand-up paddle no nosso país, ou através da Federação Portuguesa de Surf. Não leve a prancha à água sem, no entanto, conhecer bem as regras de segurança, visto a prancha, pelas suas dimensões, ser considerada pelas capitanias uma embarcação sem motor, regida por toda a legislação inerente a esse tipo de embarcações. As normas indicam que a prática do SUP só é permitida durante o período diurno, até uma hora antes do pôr do sol. Além disso, durante a época balnear, está proibida nas zonas reservadas a banhistas. No mar, não pode ser efetuada a mais de 300 metros da borda de água e implica o uso obrigatório de colete salva-vidas e leash, a correia que liga a pessoa à prancha. O praticante deve, ainda, dispor de um dispositivo para comunicações móveis que possibilite, em caso de acidente, o contacto com o número nacional de emergência (112). Cumulativamente aos avisos de mau tempo, o SUP não deve efetuar-se com vento superior a F4 da escala de Beaufort (até 16 nós, isto é, cerca de 26 quilómetros/hora) nem em mar de pequena vaga (até um metro de altura).

Entre as melhores localizações no país para a sua prática estão, entre outras, a albufeira de Touvedo (rio Lima), em Ponte da Barca, devido à ausência de correntes; a lagoa Comprida, em plena serra da Estrela, a 1600 metros de altitude; a lagoa de Óbidos, pela sua pouca profundidade; o lago Azul, em Ferreira do Zêzere, na zona da barragem de Castelo do Bode; o cais de Mértola, no Parque Natural do Vale do Guadiana; a praia da ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, de águas cristalinas e calmas; e Benagil, no Algarve, não deixando de apreciar a beleza natural das grutas que delimitam a orla costeira daquela zona.

Devido ao clima ameno do nosso país, a maioria destas atividades pode continuar a ser praticada, mesmo que com menor regularidade. Por isso, não perca a “pedalada” do verão e faça do exercício físico ao ar livre um modo de vida. Mais saudáveis, o seu corpo e mente agradecem.