Bankinter volta a passar com distinção os testes de stress da Autoridade Bancária Europeia

Bankinter volta a passar com distinção os testes de stress da Autoridade Bancária Europeia

22.08.2023

Escrito por: Bankinter

Bankinter volta a obter a melhor classificação entre os bancos em Espanha e regista a quinta melhor avaliação entre os bancos europeus nos testes de stress da Autoridade Bancária Europeia
 
- O rácio de capital CET1 fully loaded registaria um impacto de 165 pontos-base no cenário adverso, o menor impacto entre os bancos em Espanha e o quinto menor entre as 70 entidades europeias analisadas.
- O Bankinter manteria o seu rácio de capital CET1 fully loaded no final do período considerado, em 2025, muito acima dos requisitos mínimos regulatórios.
 

O Bankinter obteve novamente a melhor classificação entre os bancos em Espanha nos testes de stress, que a Autoridade Bancária Europeia (EBA), em cooperação com o Banco Central Europeu (BCE) e o Comité Europeu do Risco Sistémico (CERS), realizaram às principais instituições financeiras da Europa.

Estes testes servem para conhecer a capacidade dos bancos para absorver perdas e resiliência do seu nível de solvabilidade perante um cenário de crise económica grave, com perdas severas do PIB, inflação alta e taxas de juro elevadas, detalhando o impacto que uma série de cenários hipotéticos macroeconómicos adversos, um suave e outro mais agravado, teriam no seu capital.

O cenário económico apresentado cobre um horizonte temporal de 3 anos (2023-2025) sendo o mais severo dos cenários que a EBA tem apresentado ao longo do tempo, superando inclusive as provas de 2021.

De acordo com os resultados destes testes, o Bankinter teria um impacto de 165 pontos-base, medido tanto ao nível do fully loaded como phased-in, comparando o ponto de partida (dezembro de 2022) com o ano de pior rácio CET1 fully loaded do horizonte do ano no cenário adverso.

Esse valor situaria o Bankinter como o banco espanhol com menor impacto na sua solvabilidade no referido cenário, entre as entidades analisadas, e o quinto banco com menor impacto entre os 70 bancos europeus avaliados nestes testes.

Importa assinalar que o Bankinter projetou um pay-out de 50% para ambos os cenários, em todos os anos, em linha com a sua prática habitual.

De acordo com o teste da EBA, baseado em pressupostos metodológicos comuns que permitem a comparação de resultados entre entidades, o Bankinter manteria o seu rácio de capital CET1 fully loaded no final do período considerado, em 2025, muito acima dos requisitos mínimos regulatórios.

Assim, o Bankinter volta a renovar a posição de liderança obtida na edição anterior destes mesmo testes de stress, publicados em julho de 2021, quando registou o menor impacto entre os bancos espanhóis no cenário mais agravado e o terceiro menor impacto entre os bancos europeus avaliados, confirmando tanto nesse período como agora o excelente posicionamento do banco em termos de solidez e solvabilidade do seu balanço.