Bankinter percorre escolas para promover literacia financeira junto dos jovens

Bankinter percorre escolas para promover literacia financeira junto dos jovens

09.11.2023

Escrito por: Bankinter

O Bankinter contribui mais uma vez para a promoção da literacia e inclusão financeira ao participar na iniciativa “No Banco da Minha Escola”, um projeto educativo da Associação Portuguesa de Bancos que envolve um total de 14 instituições financeiras, professores de 50 escolas e cerca 4 mil alunos.

Ao longo do ano letivo, dezenas de colaboradores dos bancos associados vão dar aulas de planeamento e gestão financeira do dia-a-dia a cerca de 4 mil alunos do 3º ciclo e ensino secundário, procurando contribuir também para um maior conhecimento e compreensão sobre os produtos e serviços bancários existentes ou os comportamentos a adotar na prevenção de fraudes online.

Na 1ª edição de “No Banco da Minha Escola” serão abordados três temas: 

1º período - Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar: compreender o que é um rendimento e uma despesa, como se faz um orçamento e como se gere um saldo orçamental. 

2º Período – Sistema Financeiro - Produtos e Serviços Bancários: aprofundar o funcionamento do sistema financeiro e conhecer alguns produtos bancários essenciais, como o crédito, depósitos, meios de pagamento e seguros. 

3º Período – Segurança Online: identificar os diferentes tipos de fraude online e adotar os comportamentos mais adequados e seguros para os prevenir. 

Ao longo da sua existência, a Associação Portuguesa de Bancos tem desenvolvido uma série de ações para  estimular os níveis de literacia financeira da população, com particular foco nos segmentos considerados mais vulneráveis, como os jovens e os seniores. 

O Bankinter tem participado em muitas destas iniciativas, completamente alinhadas com a estratégia de sustentabilidade do banco, e junta-se a mais um projeto que, desta vez, desafia professores e alunos a aprenderem mais sobre o sistema financeiro, dotando-os de conhecimento para estarem mais informados e preparados nas decisões que tiverem de tomar no presente e no futuro.