Imagen

Bankinter mantém para 2023 o mesmo requisito de capital que o BCE exigiu para 2022

19.12.2022

Escrito por: Bankinter

O supervisor europeu decidiu não alterar o nível mínimo de capital exigido ao Bankinter, pelo facto de o perfil de risco do banco não ter registado alterações.

 

O Bankinter mantém-se no grupo de bancos europeus com menor exigência de capital no âmbito do SREP - Supervisory Review and Evaluation Process.

 

O Banco Central Europeu (BCE) informou o Bankinter que, para o exercício do próximo ano, deve cumprir com o mesmo requisito mínimo de capital que lhe foi exigido para 2022, no âmbito do SREP - Supervisory Review and Evaluation Process.

O supervisor considera que o perfil de risco do Bankinter se mantém inalterado, pelo que decidiu não modificar o nível mínimo de capital exigido. O Banco continua a integrar o grupo de entidades espanholas e europeias com o requisito de capital mais baixo, facto que se deve à habitual prudência na política de riscos desenvolvida pelo Bankinter.

Concretamente, o BCE exige ao banco um nível de capital principal, ou CET 1 (Common Equity Tier 1), em modo consolidado de 7,726%, enquanto o rácio de capital total exigido se mantém nos 11,79%, sem variações relativamente à última exigência.

O requisito CET1 consiste num nível mínimo de CET1 exigido pelo Pilar 1 de 4,50%, o requisito do Pilar 2 (P2R) e a almofada de segurança do capital de 2,50%.

Estes rácios mínimos incluem um requisito de capital por P2R de 1,29% (0,726% é coberto pelo CET1), do qual 0,09% é determinado com base nas expectativas do BCE em matéria de provisões prudenciais.

No final de setembro, ou seja, antes do final do exercício, estes dois parâmetros de solvência não só cumpriam já os requisitos do BCE anteriormente referidos, como estavam muito acima dos mesmos. O CET1 fully loaded foi de 11,90%, quando o rácio de capital total alcançou os 15,2%.

O Bankinter continuará a trabalhar para manter um nível adequado de solvência, em linha com o seu prudente perfil de riscos.