Imagen

Bankinter e Liberty Seguros assinam nova parceria de bancassurance

23.02.2022

Escrito por: Bankinter

- Ambas as entidades irão promover a inovação e a comercialização de seguros automóvel e de habitação em todos os canais e redes Bankinter, em Portugal e em Espanha, incluindo o EVO Banco.

- A capacidade de inovação da seguradora, bem como a sua presença internacional nos mercados em que o Bankinter está presente, foram fatores chave para a assinatura do acordo.

- A Liberty Seguros terá uma participação de 50,01% na nova empresa e o Bankinter manterá os restantes 49,99%.

 


O Bankinter e a Liberty Seguros chegaram a um acordo para desenvolver conjuntamente o negócio dos seguros, através da empresa "Bankinter Liberty Hogar y Auto", que irá centrar a sua atividade na comercialização de produtos e serviços nestas duas linhas de negócio.

Através desta operação, sujeita à obtenção das autorizações regulamentares correspondentes, a Liberty Seguros adquire ao Bankinter 50,01% da empresa, já criada e registada anteriormente pela instituição financeira, ficando o banco detentor dos restantes 49,99%.

Com este acordo, assinado pela CEO do Bankinter, María Dolores Dancausa, e pelo CEO da Liberty Seguros, Juan Miguel Estallo, ambas as entidades se comprometem a trabalhar em conjunto no domínio do bancassurance a longo prazo.

No seu design e desenvolvimento, os produtos contarão com a experiência da Liberty Seguros e serão distribuídos exclusivamente através de todas as redes comerciais do Bankinter, tanto nos canais presenciais como nos remotos, em Espanha e Portugal, incluindo o EVO Banco, entidade 100% digital do Grupo Bankinter.

O acordo, sujeito à correspondente aprovação do regulador, destaca as elevadas capacidades tecnológicas da Liberty Seguros, a sua estratégia de produtos modulares e a sua rapidez de adaptação que, em paralelo com a capacidade de inovação e adaptação do Bankinter às necessidades dos consumidores, permitirão que ambas as empresas ocupem uma posição de liderança no mercado.

 

Liberty e Bankinter assinam acordo


Nas palavras de Juan Miguel Estallo, CEO da Liberty Seguros, "a agilidade, entusiasmo, integridade e originalidade do Bankinter são a combinação perfeita com o nosso compromisso com a tecnologia e com os produtos modulares. Colocando as pessoas em primeiro lugar e simplificando os processos, esperamos que os clientes venham até nós para desfrutar do futuro com confiança.”

María Dolores Dancausa, CEO do Bankinter, expressou a sua satisfação pela assinatura do acordo com uma empresa "que partilha os valores estratégicos do Banco, tais como a sua estratégia de distribuição multicanal e o excelente posicionamento digital". Salientou ainda que "a escolha da Liberty Seguros como parceiro foi motivada, para além da sua experiência e historial neste negócio, pela sua forte presença em mercados onde o Bankinter está presente e onde quer desenvolver esta atividade, tais como Portugal, Espanha e Irlanda".
 

 

Sobre Bankinter

O Bankinter é o sexto maior banco do sistema financeiro espanhol, o quarto por capitalização de mercado e o primeiro por rentabilidade e qualidade de ativos. Conta com mais de 107.000 milhões de euros em ativos totais, uma carteira de crédito de 68.000 milhões e recursos controlados de 119.000 milhões de euros. Com presença em Espanha, Portugal, Irlanda e Luxemburgo, o Bankinter assenta a sua estratégia em diferentes linhas de negócio complementares, entre as quais se destaca o negócio de empresas, com especial destaque para os segmentos de médias e grandes empresas; o segmento de clientes de elevado património, em que regista uma quota de mercado muito superior à que lhe corresponderia por dimensão; o negócio dos seguros; o de Consumo, através da sua subsidiária Bankinter Consumer Finance; e as suas subsidiárias EVO Banco, Bankinter Portugal ou Avant Money na Irlanda.

O Grupo Bankinter é composto por mais de 6.100 colaboradores, entre Espanha e Portugal, sendo a única entidade em Espanha que tem mantido o crescimento dos seus Colaboradores nos últimos anos e um número estável da sua rede de filiais.

A excelente situação do banco em termos de solvabilidade, rentabilidade e qualidade de ativos foi destacada nos mais recentes testes de stress realizados em todo o sector financeiro pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), em que o Bankinter foi o banco espanhol mais resiliente face a cenários macroeconómicos adversos e o terceiro mais resiliente da Europa.

Sobre a Liberty na Europa

A Liberty Seguros é a maior operação do Grupo Liberty Mutual fora dos EUA, que inclui negócios em Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte sob a mesma estrutura legal. O Liberty Mutual Group, fundado em 1912, com sede em Boston, é o sexto grupo de seguros Não Vida nos EUA, com mais de 45.000 colaboradores distribuídos em 29 países.

Desenvolve a sua atividade nestes mercados através de diferentes linhas de negócios, principalmente a linha Auto, seguida pelas linhas Lar, Vida e Pessoal, procurando sempre a melhor experiência para os seus clientes, mediadores e colaboradores. Tem uma estrutura de negócios multicanal eficiente e sólida, que opera através de Mediadores e Parceiros, além do atendimento direto (canais telefónicos e digitais), distribuindo produtos de diferentes marcas: Liberty Seguros em Portugal e Espanha, onde também são comercializadas a Genesis e a Regal, e Liberty Insurance na Irlanda.

A Liberty Seguros opera em Espanha desde 2001, em Portugal desde 2003 e na Irlanda desde 2011. Com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e mediadores, a seguradora uniu os três negócios, concentrando os seus esforços no desenvolvimento das capacidades digitais e da inovação nos seus produtos e serviços. Tudo isto com o foco nas pessoas, numa perspetiva aberta e diversificada, marcada pela responsabilidade, melhoria constante e simplicidade, procurando alcançar o mesmo objetivo global: “Existimos para ajudar as pessoas a aproveitar o presente e a olhar com confiança para o futuro.”

Pode acompanhar as notícias da Liberty Seguros através do LinkedIn, Facebook e Instagram.