Imagen

20 boas séries para ver em Streaming

14.04.2022

Escrito por: Bankinter

Os serviços de streaming vieram enriquecer a oferta de séries que estão à sua disposição. Para não perder tempo em zapping, ajudamo-lo a escolher com rapidez – e pontaria certeira – 20 séries que merecem mesmo a sua atenção. Com polícias ou rainhas, atuais ou de época, pode encontrá-las nas plataformas Netflix, Apple TV+, Amazon Prime Video e na nova HBO Max.

 

“After Life”

Netflix

A série criada, escrita, realizada e protagonizada pelo humorista britânico Ricky Gervais chegou em 2022 à terceira e última temporada. Nesta aposta da Netflix, ele é Tony, jornalista do “The Tambury Gazette” que sofre profundamente com a morte da mulher, Lisa, não encontrando agora sentido na vida e nas relações que mantinha na cidade fictícia de Tambury, no Reino Unido. Em depressão, entra num caminho autodestrutivo, onde o humor sarcástico é a sua arma. Longe de ser apenas mais um drama sobre o processo de luto de um homem que tinha uma vida perfeita ao lado do seu grande amor, “After Life” é uma série inteligente que reflete sobre a vida, para quem gosta de humor britânico.

 

“Até Que a Vida Nos Separe”

Netflix

É a primeira série portuguesa comprada pela Netflix para distribuição e exibição planetária. O feito digno de nota pertence a uma produção de oito episódios que estreou em 2021 na RTP. “Até Que a Vida Nos Separe” acompanha três gerações da família Paixão, que gere uma quinta onde organiza casamentos, mas o negócio não corre como desejam. As personagens trazem diferentes perspetivas sobre o amor e o casamento e o elenco tem nomes conhecidos como Rita Loureiro, Dinarte Branco ou Henriqueta Maya, como uma família unida na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a vida os una… ou os separe. Com a ajuda da Netflix, já voou para outros continentes e o site norte-americano Decider considera-a uma série a não perder.

 

“Better Call Saul”

Netflix

Os fãs de “Breaking Bad” ficarão agarrados ao ecrã com a sua prequela. Afinal, como era a vida do advogado Jimmy McGill antes de se tornar Saul Goodman? A sexta e última temporada estreia nos Estados Unidos em abril de 2022, por isso tem tempo de ver as cinco anteriores, todas na Netflix. Tudo começa seis anos antes de Saul Goodman conhecer Walter White e Jesse Pinkman, os protagonistas de “Breaking Bad”. Quando o conhecemos, é um advogado mal-humorado, de pequenas causas e com vida financeira e pessoal muito complicadas. Embora comece por cometer pequenos crimes, este pouco ético profissional acaba por se envolver com pessoas muito perigosas.

 

“Gambito de Dama”

Netflix

Após a estreia desta série da Netflix com sete episódios, muitos foram os novos interessados em aprender a jogar xadrez. O site chess.com aumentou em muito os seus jogadores, as pesquisas "como jogar xadrez" no Google dispararam e o romance homónimo em que se baseia a série escalou para o top de vendas do “The New York Times”. A história de “Gambito de Dama” recua aos anos 50 e acompanha a vida de uma menina de 9 anos. A tímida Elizabeth Harmon vive num orfanato e, ao revelar um enorme talento para o xadrez, não mais consegue afastar-se do tabuleiro. É uma interpretação marcante de Anya Taylor-Joy no papel principal, que resultou em xeque-mate para o público e para a crítica.

 

“Glória” 

Netflix 

Comecemos pelo facto de esta ser a primeira produção portuguesa criada para a Netflix. “Glória” é um thriller de espionagem e ação, passado em Portugal nos anos finais da ditadura do Estado Novo, e ainda durante a Guerra Fria. Uma história de ficção com base num contexto e em fatos reais que nos leva à aldeia da Glória do Ribatejo, onde durante décadas funcionou um centro norte-americano de transmissões (RARET). Ao longo de dez episódios, acompanhamos João Vidal, um engenheiro de famílias ligadas ao Estado Novo, com um pormenor que desconhecem: foi recrutado pelo KGB para ações de espionagem. Além do protagonista, Miguel Nunes, o elenco inclui nomes como Victoria Guerra, Joana Ribeiro, Afonso Pimentel ou Albano Jerónimo.

 

“Maid”

Netflix

Margaret Qualley protagoniza este drama baseado num livro best-seller ao lado de Andie MacDowell, sua mãe na ficção e na vida real. “Maid” acompanha a vida de Alex, uma jovem mãe solteira que saiu de casa e de uma relação abusiva com a filha de três anos sem ter casa, sem dinheiro, emprego ou apoio. É uma série dramática – mas não lamechas – que mostra como a determinada Alex se torna empregada doméstica para sobreviver, ao mesmo tempo que luta contra a pobreza e falta de apoio familiar e governamental, na esperança de um futuro melhor para si e para a pequena Maddy. Os dez episódios são inspirados na história real contada num livro de Stephanie Land, “Maid: Hard Work, Low Pay and a Mother's Will to Survive”, um dos mais vendidos do “The New York Times”.

 

“Mare of Easttown” 

HBO Max

Se achava que conhecia bem Kate Winslet, nos seus papéis mais glamorosos –especialmente em “Titanic” –, escolha ver esta série, em que a atriz britânica interpreta o papel de uma empenhada detetive com história de vida cruel que a marca física e psicologicamente no dia a dia. Ao longo de sete episódios passados numa pequena comunidade do interior dos EUA, Easttown, acompanhamos os desafios de Mare enquanto investiga o brutal assassinato de uma mãe adolescente. “Mare of Easttown” é a escolha perfeita para os amantes de histórias de mistério e suspense com uma carga emocional intensa, que deu a Kate Winslet o Emmy de Melhor Atriz em Minissérie, em 2021.

 

“O Método Kominsky”

Netflix

Michael Douglas é Sandy Kominsky, um ator que tentou alcançar a fama em Hollywood, mas teve apenas um breve momento de sucesso. Agora dedica-se a dar aulas de representação a artistas iniciantes e esperançosos de uma carreira na Meca do cinema, desenvolvendo e aplicando o seu próprio método. Para isso, conta com o apoio de Norman Newlander, um homem poderoso da indústria, seu agente de longa data e melhor amigo. As três divertidas temporadas de “O Método Kominsky” estão disponíveis na Netflix e retratam de forma leve e descomplexada as questões em torno do envelhecimento. É do mesmo criador de “A Teoria do Big Bang”, Chuck Lorre, e do elenco fazem parte nomes como Michael Douglas, Alan Arkin, Morgan Freeman ou Kathleen Turner.

 

“Ozark”

Netflix

O casal Byrde e os dois filhos adolescentes, Charlotte e Jonah, são uma família comum, exceto num pormenor: Marty é consultor financeiro em Chicago, mas o seu principal cliente é um cartel mexicano para o qual fornece serviços de lavagem de dinheiro. Um dia mudam-se para a região de Ozark, no Missouri, para sua proteção. Aí nem tudo corre como esperado, e é isso que podemos testemunhar ao longo de quatro temporadas emocionantes e cheias de momentos tensos, com um humor muito particular. “Ozark” foi nomeada para 18 Emmys em 2020 e Julia Gardner venceu o prémio de Melhor Atriz Secundária em Série Dramática no papel de uma dona de casa pouco convencional.

 

“Peaky Blinders” 

Netflix

Thomas Shelby e os irmãos formam uma família caótica e unida e regressam a Birmingham depois de servir no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Shelby e os Peaky Blinders – o gangue de criminosos do qual é líder – controlam a cidade com mão de ferro, construindo um império que vai desde as corridas de cavalo adulteradas e ao roubo de carregamentos até a parcerias secretas com os russos. Pode ver cinco temporadas – a sexta e última estreia na Netflix em 2022 – e também irá ouvir uma banda sonora surpreendente: Red Right Hand, de Nick Cave & The Bad Seeds, abre cada episódio. The White Stripes, Arctic Monkeys, Radiohead e David Bowie são alguns dos nomes que ilustram de forma sonora as cenas históricas, de ação e de drama desta série.

 

“Reacher” 

Amazon Prime Video

Tudo começou com um livro, mais tarde adaptado ao cinema e dando azo a uma saga com Tom Cruise como estrela principal no grande ecrã. Chegou então a vez de uma série de ação – com segunda temporada já confirmada – para ver em streaming na Amazon Prime Video. Jack Reacher é um ex-militar misterioso e fisicamente incapacitado que se envolvia em missões perigosas pelo país e no resto mundo para procurar criminosos. Um dia chega a uma pequena cidade dos Estados Unidos e acaba por ser preso por um homicídio que não cometeu e só lhe resta unir esforços com a polícia para descobrir o verdadeiro assassino. Enquanto trabalha para provar a sua inocência, acaba por descobrir uma grande conspiração que vai exigir todos os seus esforços mentais. 

 

“Scenes From a Marriage”

HBO Max

Esta minissérie de cinco episódios é a adaptação do clássico sueco de Ingmar Bergman, protagonizada agora por Oscar Isaac e Jessica Chastain – a atriz vencedora do Óscar de Melhor Atriz em 2022. Uma curiosidade: os dois atores são amigos há 20 anos e transportam muito da sua intimidade para as complexas personagens. Mira é uma executiva da área da tecnologia, ambiciosa e confiante, que está insatisfeita com o casamento, e Jonathan é um professor de Filosofia que está desesperado por manter o relacionamento intacto. Têm uma boa casa, bons empregos, uma filha, amigos, mas há qualquer coisa que não está bem. O espectador é convidado a entrar nas conversas intimistas e nas rotinas deste casal americano sobre amor, ódio, desejo, monogamia, casamento e divórcio. 

 

“Sucession” 

HBO Max

É difícil não ficar preso enquanto se vê a luta pelo poder no clã Roy, uma família americana detentora de um grupo de comunicação social, parques de diversão e cruzeiros, rica e poderosa, mas também muito disfuncional. Até que ponto a lealdade é superior aos negócios de milhões? Logan Roy é um homem de negócios muito influente, o patriarca da família, com quatro filhos. Kendall é o braço-direito na empresa, Roman é o elemento irónico, Shiv faz parte do conselho de administração mas aposta na carreira na política, e o mais distante do mundo empresarial é Connor. As até agora, três temporadas de “Sucession” cativam pelo elenco, pelos diálogos cheios de segundas, ou terceiras, interpretações, pela realização e já venceu sete Emmys desde a estreia, em 2018, diversos Globos de Ouro e outras distinções. 

 

“Suspicion” 

Apple TV+

A atriz Uma Thurman dispensa apresentações e é a protagonista desta série de suspense sobre o sequestro do filho de uma empresária norte-americana de um hotel em Nova Iorque. O FBI começa por suspeitar de quatro britânicos que se encontravam hospedados no mesmo local, mas a investigação não vai revelar-se nada simples. Importa provar quem está realmente por trás do misterioso sequestro, ou se há pessoas no lugar errado na hora errada. Todos têm segredos a esconder, que podem ou não estar relacionados ao crime. Com oito episódios, “Suspicion” estreou em 2022 na Apple TV+ e é uma adaptação da série israelita “False Flag”.

 

“Ted Lasso” 

Apple TV+

Um treinador de futebol americano é contratado para comandar uma equipa da liga inglesa, o que provoca um choque desportivo e cultural inevitável. Nesta comédia, Ted, interpretado por Jason Sudeikis, sofre para recuperar a saúde mental e isso afeta a sua vida pessoal e pública. Fica a dica: não precisa de ser fã do desporto-rei para gostar desta série, pois nem o próprio Ted sabe bem o que anda a fazer dentro das quatro linhas. Esta produção foi uma das destacadas da noite dos Emmys em 2021, saindo vencedora em sete categorias, entre elas Melhor Série de Comédia. Jason Sudeikis foi galardoado com o prémio de Melhor Ator.

 

“The Crown”

Netflix

Romance, drama, comédia, uma rainha, políticos, casamentos e muita intriga. Ao longo de quatro temporadas – a cada duas, novos atores interpretam as personagens principais –, esta série de ficção baseada em eventos históricos dramatiza a vida da rainha Elizabeth II e os acontecimentos políticos e pessoais que moldaram o seu reinado. Em novembro de 2022 chega a quinta temporada – termina na sexta – de uma produção que conta as histórias internas do palácio de Buckingham e do 10 Downing Street, incluindo as intrigas e esquemas por trás dos eventos que moldaram a segunda metade do século XX. 

 

“The Gilded Age”

HBO Max

Se é fã de séries de época, esta é uma sugestão certeira. Julian Fellowes criou “Downton Abbey” e volta a recuar no tempo com “The Gilded Age”. É um drama de época que retrata a Era Dourada em Nova Iorque dos finais do século XIX, período de profundas mudanças económicas e conflitos entre famílias tradicionais e novos-ricos. Marian é uma jovem órfã que deixa o campo para ir viver na cidade com as tias. Com nove episódios na primeira temporada, a série estreou em exclusivo no início de 2022 na HBO e segue os milionários de Nova Iorque dos anos 1880. Cativou o público de tal forma que já tem novos episódios no horizonte.

 

“The Morning Show”

Apple TV+

Jennifer Aniston e Reese Witherspoon são as protagonistas de uma série que nos leva aos bastidores de um programa de televisão matinal americano. Alex Levy é a apresentadora do “The Morning Show”, um programa de prestígio nacional, alvo de um escândalo inesperado: Mitch Kessler, seu colega de trabalho há 15 anos, é demitido por ser acusado de má conduta sexual. A jornalista esforça-se para manter o seu estatuto enquanto a novata Bradley Jackson entra em cena, pois é a escolhida para substituir o apresentador. E o choque é imediato. Se Alex se resguarda de conflitos, Bradley é uma ativista e coloca o dedo na ferida. As três temporadas podem ser vistas na Apple TV+ e mostram os bastidores do mundo televisivo, onde não faltam jogos pelo poder e as intrigas num meio muito competitivo.

 

“The Sinner”

Netflix

Se já tem saudades de acompanhar uma boa série policial, “The Sinner” traz todos os ingredientes, acompanhados de uma grande carga emocional. O ator Bill Pullman é Harry Ambrose, um inspetor atormentado que investiga crimes cometidos por culpados improváveis enquanto luta com os seus próprios demónios. Com quatro temporadas, Pullman é o único que se mantém sempre no elenco à medida que desvenda novos crimes – há um mistério diferente e novas personagens em cada temporada. Para começar, Ambrose investiga a vida de Cora (Jessica Biel), uma mulher que ataca abruptamente um desconhecido na praia, mas não faz ideia do motivo das suas ações. “The Sinner” deveria ter apenas uma temporada, mas a receção da crítica e público foi tão boa que foi renovada.

 

“Zero Zero Zero”

HBO Max

Esta é a história dos Lynwood, uma família que se dedica a negócios ilegais. Eles são responsáveis por administrar uma empresa internacional de transporte que ajuda o crime organizado a contrabandear cocaína do território mexicano para Itália. “Zero Zero Zero” é uma produção italiana que nos leva a acompanhar a viagem de um carregamento de cinco toneladas de cocaína, desde o momento em que um cartel de criminosos italianos decide comprá-la até a mercadoria ser entregue e paga, passando pelo embalamento no México e o envio através do oceano Atlântico. Os seus oito episódios foram baseados no livro de Roberto Saviano, o mesmo autor de "Gomorra".