15 dicas para fintar o calor sem gastar muita eletricidade

15 dicas para fintar o calor sem gastar muita eletricidade

31.08.2023

Escrito por: Bankinter

O que podemos fazer para enfrentar as altas temperaturas? Se está à procura de ideias para combater o calor sem ter de gastar muita eletricidade, fique a par destas dicas simples e práticas para se refrescar no verão.

15 dicas para evitar o calor em casa

1 . Ventilação cruzada
Há vezes em que é impossível porque não corre qualquer aragem. Quando o ar arrefece e ganha algum movimento, há que tentar gerar o que coloquialmente conhecemos como correntes de ar e que os arquitetos chamam de ventilação cruzada. A ventilação cruzada ocorre pela diferença de pressões, logo terá de abrir por completo as janelas de saída do ar e deixar entreabertas as janelas de entrada de ar.

Este pequeno truque permite provocar correntes de ar fresco na medida em que a velocidade de saída do ar (quente) é maior do que a entrada (fresco). Se as janelas em questão estiverem frente a frente ou na diagonal, a corrente de ar será maior.

2. Fechar as janelas de dia e arejar à noite
A melhor forma de evitar que o calor entre em casa durante o dia é ter as janelas e os estores praticamente fechados, criando um ambiente de semipenumbra. Calcula-se que este método reduza a temperatura interior em mais de seis graus, ainda que isso dependa muito da orientação da casa.

Quando começar a anoitecer, poderá abrir as janelas para que o ar circule. Se tiver varanda ou terraço, um toldo será uma boa alternativa para travar o calor e evitar que se alastre ao interior da habitação.

3. Gelo à frente da ventoinha
É uma dica simples que permite refrescar o ar que circula na habitação, gera humidade e espalha a frescura do gelo. Basta colocar uma taça com água fria e alguns cubos de gelo a 20 ou 30 centímetros à frente da ventoinha e ir renovando o gelo à medida que o tempo passa para manter o ar fresco.

4. Ventoinha de teto em modo verão
Se comprou ou está a pensar em comprar uma ventoinha de teto, saiba que é uma alternativa boa e mais barata em relação ao ar condicionado. É importante que não faça muito barulho (para não perturbar o sono) e que possa programá-la no modo verão: as pás devem girar em sentido contrário aos ponteiros do relógio. As ventoinhas com pás um pouco arqueadas refrescam mais do que as com pás planas.

Se usar ar condicionado, lembre-se que a temperatura recomendada é entre os 24 e os 26 graus. Se o equipamento se desligar automaticamente quando a temperatura desejada é atingida, poderá poupar na eletricidade.

5. Borrifador de água fria sempre à mão
Outro truque simples. Basta ter um pequeno borrifador, enchê-lo de água e tê-lo sempre frio no frigorífico. Utilizar de vez em quando como se fosse um spray ambientador, pulverizando um pouco a casa para refrescá-la. Ideal para antes de ir dormir.

6. Para uma cama fresca…
O melhor para refrescar a cama é utilizar os típicos sacos de água quente de inverno, mas cheios de água bem fria. Pode colocar o saco de água fria na sua cama antes de ir dormir e movê-lo de um lado para o outro, para que vá refrescando as diferentes partes da cama. Usar lençóis 100% algodão para dormir também pode ajudar a combater o calor. Há também quem recomende colocar os lençóis e as almofadas uns minutos no congelador.

7. Pôr os pulsos debaixo da torneira
Bastam 10 segundos com os pulsos debaixo de água bem fria para que a temperatura corporal baixe e sejamos invadidos por uma sensação de frescura que perdurará durante cerca de uma hora. Molhar a nuca com uma toalha húmida durante uns segundos é outro truque que nos fará sentir mais frescos e com menor necessidade de pegar no comando do ar condicionado.

8. Duches curtos e temperados
Quando o calor aperta, não temos vontade de sair do chuveiro e tendemos a preferir a água mais fresca possível. Mas é um erro, além de caro. É verdade que nos sentimos frescos com um banho gelado, mas essa sensação passa rapidamente porque a água fria produz então uma ativação muscular que eleva a temperatura do nosso corpo: depois de sair do duche muito frio já estamos a suar novamente. O melhor será optar por duches curtos e temperados.

9 . Molhe o chão… de vez em quando
Passar a esfregona pelo chão (bem escorrida se o pavimento for de madeira) é uma forma muito barata de refrescar a casa de vez em quando. Se tiver terraço ou jardim, pode regar ao anoitecer para refrescar todo o espaço.

10. Rodeie-se de plantas húmidas
As plantas com folhagem densa, que requerem rega frequente, purificam o ar e dão frescura ao ambiente. Com plantas à sua volta, sentirá mais frescura, especialmente depois da rega. De vez em quando, poderá também pulverizar água nas folhas das suas plantas.

11. Casas fechadas
Um bom truque para fintar o calor é baixar os estores nas horas de maior exposição solar, abrindo-os apenas ao anoitecer para refrescar a casa. Se tiver ar condicionado, pode fechar as portas das divisões que não estiver a usar para manter o ar mais fresco na área que preferir. Se o calor alastrar a determinada divisão, pelo menos não se espalha tão facilmente pelo resto da casa. Isto é aplicável a todas divisões, especialmente a cozinhas e casas de banho.

12. Tecidos ligeiros e claros
Ao contrário das cores escuras e tecidos mais pesados, próprios para dar calor no inverno, no verão prefere-se o oposto, tanto para a roupa de cama como para as cortinas. Relativamente às cortinas, os tons claros e os tecidos mais leves evitam que se concentre a radiação solar. O mesmo se aplica à roupa de cama, recomendando-se o uso de tecidos suaves, sobretudo algodão, que permite uma melhor transpiração. O linho também é especialmente fresco.

13. Máquina de lavar louça e máquina de lavar roupa apenas à noite
Os eletrodomésticos em funcionamento são uma importante fonte de calor. Se limitar o uso da máquina de lavar louça e máquina de lavar roupa ao entardecer ou anoitecer, poderá evitar calor adicional em casa. Além disso, é provável que lhe saia até mais barato por causa da tarifa.

Uma boa forma de poupar eletricidade e água é ligar a máquina de lavar louça e máquina de lavar roupa com a carga completa, programas curtos, com água fria e, se tiver uma tarifa com discriminação horária, fora dos períodos de pico.

A utilização do forno também gera um grande consumo de energia e produz muito calor. Se puder evitar o seu uso no verão, melhor, que o corpo pede coisas mais frescas e ligeiras.

Para manter a casa mais fresca pode desligar os aparelhos que não estiver a usar. Outros truques práticos são usar o extrator da cozinha ao confecionar os alimentos e abrir as janelas da casa de banho depois do duche para reduzir o calor.

14. Não se esqueça das tampas ao cozinhar
Cozinhar implica ebulição, ou seja, vapor e calor. Uma forma de reduzir o calor é cozinha sempre com as panelas tapadas. Feche a porta da cozinha para evitar que o calor alastre a outras divisões. Se fritar alguma coisa, não se esqueça de ligar o extrator de vapores. O mesmo se aplica ao duche. E lembre-se de fechar a porta após o banho, para que o calor não se espalhe para o resto da casa.

15. Luz LED
Se ainda tiver iluminação incandescente, já é hora de se desfazer dessas lâmpadas. Não só consome mais 90% de eletricidade, como é uma fonte de calor adicional. O LED gera muita luz a menores temperaturas. A luz dos LED é conhecida como “luz fria”, pois não gera calor, podendo-se inclusive tocar na lâmpada sem queimar os dedos. Ainda que certas partes da lâmpada possam acumular algum calor, o LED permite poupar eletricidade e libertam muito menos calor.