Imagen

Truques de poupança e conselhos para poupar com o seu primeiro trabalho

19.02.2025

Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal

Se acaba de iniciar o seu primeiro trabalho e está a pensar como pode aproveitar para começar a poupar, deixamos alguns conselhos básicos para que comece a semear a semente da poupança no seu quotidiano.

Conselhos para poupar com o seu primeiro trabalho 

Fixe os seus objetivos

É mais fácil poupar quando tem um objetivo e uma data em mente. Comprar bilhetes de avião, ir a um festival ou comprar um jogo são objetivos realistas que nos farão sentir que cumprimos aquilo a que nos comprometemos.

Divida o seu dinheiro

Divida os seus rendimentos em categorias diferentes: uma para despesas, outra para poupança… para poder fazer o seguimento das suas metas e da sua realização.

Seja realista

Calcule o total das suas receitas e o das suas despesas fixas. Se estabelece uma meta de poupança, terá de ter em conta estes pontos para não se sentir frustrado por não conseguir poupar.

Não se deixe levar pelos impulsos

Embora por vezes seja difícil não se deixar levar pelo desejo de comprar algo, antes de o fazer, pense um pouco para decidir se realmente precisa daquilo ou se é apenas um capricho. Se já o comprou, mas deixou de usar… venda-o.

Igualmente, se dividiu o seu dinheiro com antecedência para comprar algo, poderá ter de recorrer ao dinheiro que reservou do seu salário. Isto fará com que seja mais consciente sobre a proveniência do dinheiro que está a gastar.

Se, por outro lado, decidiu comprar, compare preços, já que, por vezes, depois de comprarmos um produto encontrámo-lo mais barato na loja seguinte.

 

Truques de poupança simples

 
De seguida, deixamos conselhos sobre poupança simples e fáceis de seguir de Azteca Noticias.
 
  1. Gaste menos do que aquilo que ganha: muitas vezes, é-nos mais fácil gastar em coisas de luxo sem nos darmos conta que vivemos a um mês de salário de distância da bancarrota. Deixe de gastar e comece a poupar.
  2. Poupe. Tente colocar pelo menos 10% do seu salário numa conta de poupanças; faça-o automaticamente enquanto trabalha para que não seja pesado.
  3. Liquide todo o seu cartão de crédito. Se paga apenas o mínimo do cartão de crédito, a sua dívida continuará a crescer, indo tudo para os juros. 
  4. Faça um orçamento: a melhor forma de se organizar é ter um mapa financeiro. Uma boa folha de cálculo ajudará a cortar despesas desnecessárias.
  5. Pague as suas faturas a tempo. Evite despesas desnecessárias pelo atraso ou esquecimento. Tenha sempre em mente a data de vencimento de pagamento dos seus serviços.
  6. Desfaça-se das coisas que não utiliza. Venda o que já não lhe serve para obter ganhos. Não desanime, o ganho pode ser pouco, mas recupera o que investiu.
  7. Guarde o seu automóvel. Utilize outros meios de transporte ou partilhe o seu carro com mais alguém. A bicicleta ou o transporte público pode ajudá-lo a poupar em gasolina e estacionamento.
  8. Estabeleça metas concretas. Tem de saber quando vai comprar uma casa, quando vai mudar de carro e quanto pensa gastar em cada uma delas.
  9. Seja paciente. Sejamos realistas: não precisa do novo smartphone ou computador no dia de lançamento dos mesmos. Espere uns meses e verá como o preço baixa consideravelmente.
  10. Mantenha um fundo de emergência. Um fundo para essas emergências deve cobrir 3 meses das suas necessidades básicas. Tente colocá-lo numa conta de poupanças com juros elevados e de fácil acesso.