Blog Bankinter Portugal

Regra 50/20/30: O plano para gozar de uma boa saúde financeira
Share:
04.04.2025
Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal
Conheça todas as Soluções de Poupança do Bankinter.
SAIBA MAISQuer poupar, mas não sabe como começar? Precisa de um plano e um método para o conseguir. Neste artigo, explicamos-lhe a regra 50/20/30, também conhecida como método 50-30-20, um método de gestão financeira que serve para todas as pessoas (jovens, idosos, casais, etc.).
Como funciona a regra 50/20/30?
O método da "regra orçamental 50/20/30" foi promulgado pela senadora e académica norte-americana Elizabeth Warren no seu livro, “All Your Worth: The Ultimate Lifetime Money Plan”. A filosofia do plano é muito simples e consiste em dividir os rendimentos líquidos (depois de impostos) em três partes. Cada parte teria como destino uma série de pontos.
Nomeadamente:
- 50% dos seus rendimentos para despesas básicas, desde o crédito habitação ou aluguer de casa, despesas de aprovisionamento, comida, seguros, escola...
- 20% deve ser poupado, embora com um objetivo (comprar uma casa, um carro, o nascimento de uma criança, etc.), para criar um fundo de emergência que nunca deve ser tocado ou para investir.
- 30% deve ser destinado ao lazer, que pode variar desde serviços de streaming aos jantares fora de casa, passando por roupa, viagens, compras e qualquer outro capricho que queiramos desfrutar.
Como pode comprovar, trata-se de um método simples e intuitivo para alcançar os seus objetivos financeiros e que pode ser aplicado a todo o tipo de perfis (os mais abastados, os que começam a ter os seus primeiros rendimentos, orçamento familiar, etc.).
Além disso, é um método que o ajuda a reposicionar rapidamente qualquer má prática, já que, se observarmos que as despesas obrigatórias superam os 50% dos rendimentos, devemos tentar reduzi-las ou aumentar os rendimentos. Da mesma forma, se dedicarmos ao lazer mais de 30% em detrimento de outras categorias, deveremos pensar se convém diminuir um pouco para dedicar tal percentagem à poupança, investimentos, plano de reforma ou aumentar o pagamento de dívidas.
É muito importante respeitar rigorosamente o dinheiro destinado a poupança e investimentos, já que nos permitirá ter um fundo de emergência que para vivermos mais tranquilos ou criar um capital investido que renda e nos permita aumentar o nosso património com o passar dos anos. Se em algum momento usar o fundo de emergência, é necessário repô-lo o quanto antes.
Resumindo, com a regra 50/20/30 temos um método para administrar os nossos rendimentos, e também nos permite ter fundos disponíveis para emergências, poupanças para a reforma e também desfrutar de lazer e caprichos.