Imagen

Quanto dinheiro deveria ter poupado aos 30, 40, 50 ou 60 anos? Plano de poupança segundo a sua idade

22.06.2025

Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal

Poupar para a reforma, para um imprevisto ou simplesmente para ganhar a independência financeira é algo desejado por todos, embora atualmente não seja fácil. Quanto dinheiro recomendam ter poupado de acordo com a idade? A fórmula de Kimmie Greene dá pistas sobre quanto seria o ideal para os 30, 40, 50 e 60 anos.
 
Quanto poupar de acordo com a idade? Fórmula de Kimmie Greene
 
Kimmie Greene tornou-se famosa por ser a criadora da conhecida Fórmula Greene. Trata-se de um sistema que serve como orientação para saber quantas poupanças deveríamos ter de acordo com o nosso salário e idade.
 
Segundo Greene, isto é o que deveríamos poupar em função da nossa idade. 
 
  1. Quanto dinheiro ter poupado aos 20 anos: o ideal seria ter poupado, aos 20 anos, 25% do seu salário bruto total, no caso de estar a trabalhar nessa idade. Isto é, se tem rendimentos, o recomendável seria conseguir poupar 25% desse dinheiro…
  2. Quanto dinheiro ter poupado aos 30 anos: ao chegar aos 30 anos, deverá ter poupado, segundo a Fórmula Greene, o equivalente a um salário anual. Isto é, se tem um vencimento de 18 000 EUR anual, essa seria a quantidade que deveria ter poupado ao chegar a essa idade. Não obstante, devido à precaridade laboral dos jovens, poupar o correspondente a um vencimento anual pode ser difícil nos dias de hoje.
  3. Quando dinheiro ter poupado aos 35 anos: nesta idade, o ideal seria ter poupado o dobro do seu salário anual, segundo Green, portanto teria de duplicar as suas poupanças em 5 anos. Seguindo o exemplo anterior, a quantidade ideal que deverá ter poupada aos 35 anos seria 36 000 euros.
  4. Quando dinheiro ter poupado aos 40 anos: novamente, teria de ter conseguido poupar um salário anual durante cinco anos, o que não é pouco. Assim, a fórmula diz que, para os 40 anos, o objetivo que terá de marcar é ter poupado o triplo do salário anual nesse momento.
  5. Quando dinheiro ter poupado aos 45 anos: neste caso, terá de ter poupado o quádruplo do seu salário anual, segundo Greene.
  6. Quando dinheiro ter poupado aos 50 anos: segundo esta fórmula, o quíntuplo do salário anual seria a meta a marcar para os 50 anos.
  7. Quando dinheiro ter poupado aos 55 anos: para esta idade, o ideal seria ter uma poupança acumulada que corresponda a seis vencimentos anuais. 
  8. Quando dinheiro ter poupado aos 60 anos: o recomendável seria chegar aos 60 anos com uma poupança que corresponda a sete vencimentos anuais.
  9. Quando dinheiro ter poupado aos 65 anos: Segundo a fórmula Greene, o objetivo para os 65 anos seria uma poupança que correspondesse a oito vencimentos anuais para assegurar uma melhor qualidade de vida durante a reforma.
Esta fórmula serve como orientação para podermos marcar objetivos de poupança a longo prazo, mas evidentemente nem sempre é fácil consegui-lo, dependerá das circunstâncias de cada pessoa e do momento económico e laboral. A própria Greene reconhece que "a vida é qualquer coisa menos linear", e é impossível seguir esta fórmula à letra, o que nos leva a adaptarmo-nos às circunstâncias e a poupar mais ou menos num determinado ano.