Imagen

Procura trabalho ou quer mudar de emprego?

23.06.2023

Escrito por: Ideias que Contam

Procura trabalho ou quer mudar de emprego? Saiba como

Procurar emprego pode ser um trabalho a tempo inteiro, mas não precisa de ser stressante. A internet oferece várias opções de sites que agregam vagas de emprego nas mais diversas áreas, tudo o que precisa é de ter um currículo que se destaque.
 
Mesmo que esteja a trabalhar, é importante manter todas as opções em aberto, nem que seja para acompanhar a oferta existente ou para saber como está a sua função valorizada pelo mercado. Para tal, é importante ter um currículo atualizado e apelativo e manter-se ativo em alguns sites que divulgam ofertas.
Para facilitar, preparámos uma seleção de locais onde pode procurar emprego e deixamos também algumas dicas para aprimorar o seu currículo. 
 

Net Empregos

O Net Empregos é um dos maiores sites para procura de trabalho em Portugal, com centenas de vagas anunciadas diariamente. A navegação é simples e permite filtrar bastante os resultados das pesquisas. Não só é possível pesquisar por uma área de atividade, como também por cargo, zona do país, ou se procura um emprego a tempo inteiro ou part-time. Além disso, pode registar-se na plataforma, guardar o seu currículo na sua área pessoal e receber alertas de novas vagas por e-mail. 
 

Alerta Emprego

Outro site bastante popular é o Alerta Emprego, onde pode encontrar vagas em Portugal e no estrangeiro. Além da experiência para o utilizador ser simples, é possível criar um currículo dentro do próprio site para que seja consultado por recrutadores. Esta plataforma de emprego serve tanto para candidatos como para empresas que procuram novos colaboradores. Algumas das maiores empresas portuguesas utilizam este site para anunciar vagas e recrutar. 

IT Jobs

O IT Jobs é um espaço de procura de emprego dedicado ao crescente sector das Tecnologias de Informação (TI). Cada vez mais pessoas procuram arranjar emprego ou formar-se nesta área. Através desta plataforma, não só encontra vagas de emprego na área das TI, como também pode pesquisar por formação. A navegação é simples, sendo possível filtrar por região do país e até por preferência de trabalho remoto ou presencial. 
 

BEP

O BEP – ou Bolsa de Emprego Público – é o site a utilizar se procura uma carreira no sector público. Pode pesquisar por carreira ou cargo/função específica. Esta plataforma mostra-lhe todos os concursos públicos que estão a decorrer, onde, condições de acesso e prazo máximo para submeter a sua candidatura. 
 
Agora que já conhece os locais indicados para procurar vagas de emprego, o próximo passo é fazer o melhor currículo possível. Veja como.
 
1 - Comece por escolher um modelo de currículo: se a vaga a que pretende candidatar-se for mais formal, para uma instituição pública, por exemplo, opte por utilizar o modelo Europass, o “padrão” para candidaturas a vagas na União Europeia. Se o emprego que procura é mais criativo, opte por destacar-se dos outros candidatos e crie um currículo com um design mais apelativo. Ferramentas como o Canva, por exemplo, são ótimas aliadas neste aspeto.
 
Atenção: por vezes, o modelo Europass é um requisito obrigatório para algumas candidaturas a emprego.
 
2 - Depois de escolhido um modelo, tenha em mente que o currículo é o primeiro contacto que tem com o recrutador. Forneça todas as informações necessárias, opte por colocar a informação mais recente e relevante no início e evite currículos longos. Antes de enviar o seu CV, utilize sempre a verificação ortográfica. Não se esqueça de falar um pouco sobre si, sobre os seus interesses e as suas características de personalidade. O recrutamento é cada vez mais humano e as empresas valorizam candidatos que se dão a conhecer além das experiências profissionais.
 
3 - Não está no LinkedIn? Então crie um perfil e coloque o link para a sua página no currículo. A maioria dos recrutadores estão presentes em várias plataformas, incluindo o LinkedIn, onde frequentemente publicam vagas e aproveitam para confirmar factos sobre os candidatos.
 
4 - Por último, mas não menos importante, faça várias versões do seu currículo e com utilização de modelos diferentes. Como referido anteriormente, há vagas mais formais em que deve optar por um currículo mais sóbrio, com um modelo tradicional, outras podem ser mais criativas e já pedem um currículo original e que se diferencie. Saiba adaptar o seu currículo às diferentes vagas a que se quer candidatar.