Imagen

O que é o método Kakebo? Poupe dinheiro com o famoso livro japonês

27.06.2023

Escrito por: Bankinter

Como poupar dinheiro de forma gradual? Existem muitos métodos de poupança que permitem ter consciência das suas despesas e preparar um plano de poupança. Uma forma de controlar as nossas finanças é através do Kakebo, o livro de poupança japonês.

O que é o método Kakebo?

Kakebo significa "livro de contas da poupança doméstica" e, na verdade, cumpre literalmente essa função. Na realidade, poderia ser considerado uma versão de uma agenda dedicada a registar diariamente as despesas de uma pessoa ou de um agregado familiar. O seu objetivo é que, ao vermos registados em papel todos os pequenos gastos que fazemos no nosso dia-a-dia, sejamos capazes de identificar onde podemos cortar para poupar. O principal objetivo deste método de poupança japonês é que possa organizar o seu orçamento com base nas despesas e receitas que tem em cada mês. Se refletir por escrito onde gasta o seu dinheiro poderá perceber o que tem de fazer para chegar ao fim do mês de uma forma mais desafogada e, até mesmo, poupar alguma quantia. Na verdade, se tiver o hábito de preencher o Kakebo diariamente e for sincero em relação às suas despesas, irá perceber que muitas vezes desperdiçamos dinheiro em coisas sem grande importância.

Como funciona o Kakebo?

No início do mês, registam-se as receitas recorrentes e as despesas que já conhece. A diferença entre esses dois valores é o orçamento disponível que terá para o mês inteiro. O Kakebo também inclui, no início do mês, os objetivos que deseja definir a curto prazo, como reduzir o uso de táxis, limitar as saídas noturnas, ir menos vezes jantar fora... Mas também inclui uma caixa onde pode introduzir quanto quer poupar nesse mês. Em seguida, todos os dias terá de registar as despesas no seu Kakebo. Segundo a editora, "o conselho é guardar os recibos de todas as compras e registar as despesas todas as noites, antes de se deitar". O final do mês é o momento de fazer o balanço e ver se conseguiu alcançar os objetivos de poupança.

As origens do Kakebo

No início do século XX, o primeiro Kakebo foi lançado no Japão. Esta invenção financeira foi criada por Motoko Hani, uma jornalista especializada em publicações femininas. Na verdade, Hani fundou a revista "A amiga da mulher" para que as mulheres japonesas aprendessem a gerir a economia doméstica e se tornassem mais independentes. Num país em pleno processo de modernização, o Kakebo surgiu como mais um dos aliados das mulheres na conquista do controlo do seu dinheiro. De facto, Hani não o concebeu apenas como uma ferramenta financeira, mas também como um livro de contabilidade com importantes implicações sociológicas. Considera-se que surgiu como uma arma de empoderamento feminino, uma vez que foi concebido para permitir às mulheres distribuir o dinheiro ganho pelos maridos e reservar uma parte para gastar consigo próprias.