Imagen

Ginástica ao ar livre dá saúde e faz viver

18.05.2022

Escrito por: Bankinter

Não terá cacifos nem chuveiros à disposição, nem sequer música vinda dos quatro cantos do ginásio. Os horizontes são quase ilimitados, a companhia pode variar todos os dias e o empenho com que se dedica ao exercício físico sai renovado. O treino ao ar livre pode ser muito estimulante – e até complementar o trabalho no ginásio – e traz um benefício quase imediato de bem-estar ao corpo e à mente. 

Com o sol a brilhar, passar o seu tempo livre no exterior ganha outro encanto. Se lhe faz confusão treinar no meio do caos da cidade, esqueça essa imagem. Há verdadeiros oásis onde o treino acontece como se tivesse sido teletransportado para um retiro verde e com direito a banda sonora natural. Bastam vinte minutos ao ar livre para sentir o aumento da energia que ajudará a quebrar a rotina e a enfrentar os desafios com outra motivação. 

De acordo com o mais recente relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Direção-Geral da Saúde, relativo a 2021, os portugueses estão mais ativos. O estudo, feito em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, indica que os seus níveis de exercício físico aumentaram o ano passado em mais de 50%. Entre as várias práticas realizadas de forma mais estruturada estão a caminhada, o treino de força, o fitness e a corrida. A tendência já existia, mas com a pandemia da covid-19 a fechar ginásios e a impor o distanciamento, as atividades ao ar livre ganharam uma força extra por todo o país. 

Faça chuva ou faça sol

Exercitar no exterior não traz só ganhos ao corpo. Também ao nível da saúde mental funciona como um aliado no combate à ansiedade ou depressão – os sentidos estimulam-se, o cérebro deixa-se contagiar pelo ambiente natural, ao som dos pássaros ou do mar, e simplesmente acalma. A absorção de vitamina D é a cereja no topo desta opção que não tem de ser isolada ou solitária, pelo contrário, há diversas aulas e treinos em grupo a que se pode juntar. 

Todos podem e devem fazer exercício físico, “até quem está numa cadeira de rodas. Precisa é de ter um treino adaptado às suas limitações, aproveitando o melhor do ar livre para treinar e conviver”. Quem o defende é João Félix, licenciado em Motricidade Humana pelo Instituto Piaget, com mestrado em Educação Física e Desporto, que iniciou um projeto de treino outdoor uns meses antes de começar a pandemia. 

A Organização Mundial de Saúde destaca que a saúde envolve o bem-estar físico, psicológico e social, “e tudo isto se consegue nas aulas de grupo no exterior. O convívio é vantajoso para muitas pessoas e incentiva ao treino”. João Félix refere que exercício ao ar livre não tem de ser sazonal, até porque em Portugal o clima é ameno e podem fazer-se adaptações: “Mesmo no inverno, há locais alternativos onde se pode treinar, e é só uma questão de hábito, mal se começa a mexer esquece-se o frio e a chuva, o corpo aquece e daí só saem vantagens.”

Treinos com pés e cabeça

Ganhar massa muscular, perder massa gorda, relaxar, aumentar a força e a resistência. Opções não faltam, qualquer que seja o objetivo a alcançar. As câmaras municipais têm programas dedicados ao desporto, muitos deles com aulas gratuitas, basta consultar o site da sua e perceber o que tem à disposição. Sejam treinos em grupo ou individuais, há cada vez mais profissionais certificados que trabalham também no exterior. Os muito procurados treinos intervalados de alta intensidade (HIIT – High Intensity Interval Training) combinam exercícios aeróbicos mais intensos com pausas curtas e trazem benefícios como a melhoria da resistência e da força muscular ou a perda de massa gorda. 

Gosta de se apresentar como reeducador muscular e diz que é necessário haver uma urgente reformulação da forma como se ensina educação física nas escolas. Pedro Gandaio, especializado em Treino Desportivo e personal trainer, conhece bem todas vantagens da iniciativa de treinar na rua, mas com os devidos cuidados. Apesar de sabermos correr ou fazer outro tipo de exercício, como saltos, “o nosso corpo pode não estar preparado. Seria muito importante as pessoas fazerem uma avaliação inicial antes de começarem a praticar”. É importante saber o estado em que o corpo se encontra. “Acredito que o exercício físico só faz bem à saúde se for bem feito”, conclui Pedro Gandaio.

Há uma espécie de livre-trânsito no desporto ao ar livre – ou fitness urbano, para quem prefere um termo mais alternativo – que possibilita a prática sempre diferente de modalidades novas a um ritmo diário. Corrida à segunda-feira num paredão, volta de bicicleta à terça num parque, treino em equipamentos municipais à escolha a meio da semana, na quinta-feira é altura de uma partida de ténis e na sexta de uma relaxante aula de ioga num jardim. O fim de semana é em família e as atividades podem passar por uma caminhada num destino diferente enquanto exploram a paisagem, ou por organizar um minitriatlo divertido e com direito a uma boa esplanada como recompensa no final. 

 

Treino ao ar livre

 

Ginásios gratuitos e sem paredes

Muitos jardins e parques estão a ser embelezados e enriquecidos com equipamentos fitness e circuitos de manutenção que cativam mais e mais adeptos, de norte a sul do país. São cada vez mais as autarquias e juntas de freguesia que disponibilizam equipamentos gratuitos para a população se exercitar, promovendo um estilo de vida saudável nestes parques desportivos. Muitos disponibilizam um pequeno esquema e recomendações de repetições para ajudar no treino dos menos entendidos na matéria. Saltando entre estas máquinas simples e intuitivas, trabalha-se as diferentes zonas do corpo enquanto se respira fundo e longe de luzes artificiais. Se gosta de treinar de noite e fora de horas, nada o impedirá. Aqui poderá aumentar a força e a coordenação, promover a saúde cardiovascular e até fomentar novas amizades. 

Exercitar corpo e mente com o mar no horizonte ou o verde de um parque. Respire fundo e desfrute com as nossas sugestões.

 

ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

mapa da área metropolitana do Porto

 

  1. Parque Desportivo Castelo do Queijo (Porto)
    É um dos 18 parques desportivos que nasceram recentemente no Porto, que conta agora com mais de 100 equipamentos espalhados pelos espaços verdes, assim como circuitos de manutenção que convidam ao exercício físico. No Castelo do Queijo existem monitores junto às máquinas com uma aplicação que permite que cada um crie o próprio treino e vídeos que ajudam na sua execução.
  2. Parque do Covelo (Porto)
    Tem cerca de 8 hectares e fica localizado numa zona mais a norte da cidade Invicta. Amplo e arborizado, tem bons equipamentos para fitness e é ótimo para passear ou para praticar desportos como futebol, jogging ou bicicleta.
  3. Parque Cidade do Porto (Porto)
    O maior parque urbano do Porto, com 83 hectares, situa-se ao longo da Avenida da Boavista no lado norte e vai até à costa, junto ao mar. Permite a prática de várias modalidades, não só corrida e bicicleta. Todos os anos, entre junho e setembro, o município organiza aulas gratuitas de ioga, pilates e tai chi aos domingos de manhã.
  4. Marginal de Matosinhos (Matosinhos)
    Matosinhos tem mais de 10 quilómetros de orla costeira, sem dúvida um cenário apetecível para queimar calorias e manter corpo e mente saudáveis, enquanto usufrui da paisagem e da brisa do mar. Local ideal para correr, caminhar ou andar de bicicleta, é também um dos cenários da iniciativa “Põe-te a Mexer!”, promovida pelo município para incentivar a prática desportiva. Em algumas praias há equipamentos de fitness e musculação de utilização livre.
  5. Parque da Ponte Maria Pia (Vila Nova de Gaia) 
    Ao lado da ponte que lhe dá o nome, este parque possui um programa que privilegia o exercício físico, com diversos aparelhos ao dispor dos visitantes, que permitem complementar um percurso pedestre com exercícios que põem a mexer todos os músculos do corpo. Na primavera e no verão, o programa intitulado “Sábados a Mexer” conta com monitores especializados que promovem aulas de ioga, dança ou fitness.

 

ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA 

mapa da área metropolitana de Lisboa

 

  1. Parque Florestal de Monsanto (Lisboa)
    Basta entrar por um dos seus trilhos que terá a sensação de estar longe do rebuliço da capital, só mesmo o rio ou a ponte poderá denunciar a localização. Nos seus cerca de 1000 hectares pode fazer desportos radicais como escalada, passeios de BTT, passeios equestres, corridas e caminhadas, jogar ténis ou basquetebol. Tem um corredor verde com 2,5 km e diversos equipamentos para exercitar os músculos.
  2. Parque Calisténico do Parque das Nações (Lisboa)
    O nome pode parecer complexo, mas a explicação é simples: calistenia é um método de exercício físico que usa apenas o peso do corpo para desenvolver a agilidade, força e resistência física, sem recurso a aparelhos de musculação ou pesos e halteres. Este parque com 390 metros quadrados oferece equipamentos diversificados e fica perto de um skate park, uma pista de pumptrack e três campos de basquetebol de rua.
  3. Centro Desportivo Nacional do Jamor (Oeiras)
    É difícil encontrar um local com uma oferta tão variada. Dispõe de piscinas, campos de ténis, pista de BTT, estrutura para escalada, campos de futebol ou de golfe. Situado entre a ponte pedonal da Pista de Atividades Náuticas e o rio Jamor, o Ginásio ao Ar Livre do Centro Desportivo Nacional do Jamor tem ainda 12 equipamentos que possibilitam trabalhar os músculos a céu aberto.
  4. Parque dos Poetas (Oeiras)
    Este parque urbano em Oeiras com vista para o Tejo e para o mar é um verdadeiro poema sobre atividades na rua. Por aqui encontra, numa mancha verde com 22,5 hectares, aulas de ioga e chi kung, esculturas dedicadas aos maiores poetas, locais para exercitar os músculos e outros para relaxar.
  5. Parque Urbano Felício Loureiro (Queluz)
    Fica junto ao Palácio Nacional de Queluz e estende-se ao longo das margens de um segmento do rio Jamor. O parque é excelente para a realização de atividades físicas, corrida e possui um posto de equipamento fitness ao ar livre. 
  6. Forte de Santo António da Barra (Estoril)
    Se procura um ginásio com um plano de treino completo, ao ar livre e à beira-mar, aqui está ele. É composto por cinco estações mais dois equipamentos que podem ser usados por pessoas de qualquer idade, trabalhando todos os grupos musculares sem sair do mesmo sítio.
  7. Fitness Park da Guia (Cascais)
    Pode correr ou caminhar no Paredão, andar de bicicleta na ciclovia e ainda exercitar os músculos no ginásio livre que fica perto da Casa da Guia, em Cascais. Tem vista para o mar, oito estações de treino e informação sobre como usar os aparelhos.

 

ALGARVE

mapa da área metropolitana do Algarve

 

  1. Fitness Park da Alfarrobeira (Albufeira)
    Na zona da Quinta do Infante, junto ao Estádio Municipal de Albufeira, este parque conta com máquinas e equipamentos destinados à prática de exercício, como forma de incentivar a população a adotar estilos de vida saudáveis. Aqui encontra formas de tonificar o corpo, melhorar a resistência cardiovascular, melhorar a força, a flexibilidade e a mobilidade, enquanto se promove a sociabilização e a autoestima.
  2. Parque Municipal de Loulé (Loulé)
    Além de relvado sintético, pistas de tartan, tabelas de basquetebol, um skatepark, possui um circuito de manutenção com material para a prática de exercício físico rodeados de muito verde, mesmo no centro da cidade de Loulé.
  3. Espaço de Jogo e Recreio (Lagos)
    Este espaço perto da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, disponibiliza equipamentos com jogos tradicionais como xadrez, pingue-pongue e petanca. Para quem quer exercitar mais músculos, pode optar pela área com aparelhos de exercício físico, com um circuito de vários equipamentos acessíveis a todas as idades para a prática da atividade desportiva.