Imagen

Diferença entre sub-rogação de hipoteca e nova hipoteca

18.02.2025

Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal

Paga muito pela sua hipoteca? Por vezes, convém mudar de hipoteca antes do fim do prazo de vencimento, seja porque estamos a pagar muito ou porque temos interesse em ofertas que melhorem as condições da hipoteca que temos. Vamos ver qual a diferença entre sub-rogar uma hipoteca ou cancelar a que temos e contratar uma nova.
 
Sub-rogação ou cancelamento e pedido de uma nova hipoteca?
 
Se uma entidade oferece melhores condições do que as que tem, e depois de ter feito o cálculo dos custos que implica a mudança, pode optar por duas alternativas:
 
  1. Que o novo banco faça a sub-rogação da hipoteca que tem, o que essencialmente implica uma mudança de credor que incluirá a melhoria das condições que tinha antes. Esta melhoria de condições pode incluir uma ampliação do prazo de amortização, uma descida das taxas de juros e outras vantagens.
  2. Cancelar a hipoteca e pedir uma nova. A outra opção, cada vez mais comum, seria amortizar a hipoteca existente e constituir uma nova com outro banco.
Os efeitos materiais de ambas as opções são os mesmos. O cálculo de custos e poupanças de uma e outra opção é o que nos permitirá tomar a decisão de se vale a pena a mudança e qual das vias.
 
Mudança de hipoteca: prós e contras
 
Vantagens: melhoria de condições, que pode incluir uma ampliação do prazo de amortização, uma descida de taxas de juros, entre outras.
 
Desvantagens: despesas de mudar a hipoteca de banco, seja pelo cancelamento da hipoteca anterior e a nova taxa, ou pela comissão da sub-rogação.