ChatGPT: o novo melhor amigo dos negócios?

20.03.2023

Escrito por: Ideias que contam

Automatizar rotinas diárias, melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a produtividade ou participar em brainstormings são algumas das tarefas em que as empresas podem pedir ajuda ao mais famoso chatbot do momento

Nasceu em 2020 pelas mãos da OpenAI, empresa norte-americana especializada em tecnologia de inteligência artificial (IA), mas só no final de 2022, depois de um longo período de aprendizagem da linguagem humana através das suas capacidades de “machine learning”, foi catapultado para a fama. Em poucos meses, o ChatGPT tornou-se mais famoso do que muitas celebridades e, em poucos dias, conseguiu o primeiro milhão de utilizadores ativos. Menos de seis meses depois, o chatbot mais famoso do planeta já superou os 100 milhões de utilizadores, e é diariamente utilizado por milhares de empresas em todo o mundo.

Mas, o que procuram estes utilizadores empresariais e por que razão olham para o ChatGPT como o seu novo melhor amigo? Essencialmente porque esta é uma ferramenta tecnológica que pode ajudar em campanhas de marketing, contribuir para novas ideias que ajudem a aumentar as vendas, ou a fidelizar ou a atender clientes. Há também empresários que já não dispensam uma breve consulta ao ChatGPT em momentos de brainstorming na busca por ideias criativas. Contudo, é bom não esquecer que esta nova solução deve ser utilizada como complemento às diferentes vertentes do negócio, sem nunca substituir a 100% o contributo humano.

Apesar de conseguir manter um discurso semelhante ao humano, uma vez que foi treinado a partir de enormes quantidades de dados retirados de conversas reais, e de aprender a cada interação, o ChatGPT continua a ter limitações. A sua utilização em português, por exemplo, é bastante boa, mas recorre muitas vezes a terminologia do ‘português do Brasil’. A versão em inglês é mais fiável, no entanto não dispensa um acompanhamento e supervisão humanos rigorosos. Desde o seu lançamento, as áreas em que mais tem sido utilizado são as vendas, o marketing, o suporte técnico, o atendimento ao cliente e a educação.

 

Dê as boas-vindas a esta nova ferramenta de trabalho

Independentemente da área de negócio ou da dimensão, o ChatGPT pode ser útil em qualquer empresa. Deixamos-lhe algumas ideias de como tirar melhor partido desta solução inovadora que tem conquistado cada vez mais utilizadores. 

 

Disponibilidade 24/7

Ao contrário de qualquer outro membro da equipa, o ChatGPT está sempre disponível, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer local do planeta. Desta forma, sempre que necessite de assistência, de uma sugestão ou da resposta a questões concretas, ele vai estar lá para si. Pode dizer-se que é um “problem solver” sempre à mão.

 

Respostas imediatas e precisas

Evitar perdas de tempo com pesquisas demoradas e, por vezes, pouco precisas é outra das vantagens para qualquer empresa. Como foi treinado em milhares de temas e dispõe da capacidade de cruzar milhões de dados em simultâneo, o ChatGPT permite responder rapidamente e com precisão a todo o tipo de perguntas. Claro que, também aqui, não pode faltar o “olho” e a sensibilidade humanas.

 

Contributo para a produtividade

Lançar um novo produto para o mercado leva o seu tempo e passa por um conjunto de fases em que o estudo do mercado ou da concorrência exigem tempo. Com ajuda do ChatGPT consegue ter insights sobre estas variáveis de uma forma mais rápida, e com uma análise mais ampla de dados. A capacidade de analisar diferentes fontes e de recolher dados é muito superior à capacidade humana, pelo que o aumento de produtividade será uma consequência natural. 
As informações recolhidas podem igualmente contribuir para melhorar processos de negócio, definir estratégias de marketing e tomar decisões mais rápidas e informadas. 

Chat GPT Inteligência Artificial
 

 

Escalável

Se procura uma equipa de suporte técnico, de pós-venda, ou de acompanhamento ao cliente, não se esqueça de incluir o ChatGPT que, a este nível, pode funcionar como uma espécie de capitão de equipa, que garante resposta a milhares de solicitações em simultâneo. Esta capacidade é muito útil a organizações que forneçam suporte a clientes espalhados por todo o mundo, com atendimento em diferentes idiomas e em fusos horários distintos. 

 

Apoio personalizado

A capacidade de adaptação às necessidades dos utilizadores faz desta ferramenta um excelente apoio na personalização de experiências de cliente ou na definição de estratégias multicanal, direcionadas e personalizadas. Por exemplo, para as redes sociais, o ChatGPT vai considerar o histórico de pesquisas, as preferências do utilizador e os dados sobre a concorrência antes de propor ações específicas. O mesmo pode acontecer no lançamento de promoções ou campanhas de fidelização. 

 

Chat GPT cabeça

 

Pode dizer-se que a história do ChatGPT ainda agora começou a escrever-se. A tecnologia continuará a evoluir e a inteligência artificial ainda está longe de ter esgotado o seu potencial. Resta às empresas acompanhar este caminho, tirando o melhor partido do seu potencial, não esquecendo, porém, que a criatividade humana continua a ser uma ferramenta essencial no sucesso das equipas.