Imagen

Exposição Faraós Superstars
De 25 de novembro a 6 de março

28.11.2022

Escrito por: Bankinter

Bankinter, enquanto mecenas da Exposição Faraós Superstars, tem o prazer de o(a) convidar a visitar a exposição, que irá decorrer até dia 6 de março de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta exposição propõe uma reflexão sobre a figura do Faraó e sobre o papel que desempenha como símbolo do Antigo Egito, reunindo cerca de 250 peças provenientes de importantes coleções europeias. Descubra como a figura do faraó e o Antigo Egito ocuparam o nosso imaginário ao longo de cinco mil anos de História.

Para visitar a exposição de forma gratuita, apenas terá de apresentar na receção um dos Cartões Bankinter.

Exposição Faraós Superstars

 

Faraós Superstars é uma exposição concebida em torno da figura do faraó e do lugar que o Antigo Egito ocupa no nosso imaginário, em mais de 5000 anos de História. 

Esta exposição pretende refletir sobre a popularidade destas personagens históricas e por vezes míticas que são os faraós. Das antiguidades egípcias à música pop, passando pelas iluminuras medievais e a pintura clássica, podemos descobrir mais acerca de figuras célebres como a Cleopatra, mas também de faraós mais misteriosos para a nossa imaginação como Nectanebo.

Serão apresentadas cerca de 250 peças de diferentes naturezas, como peças arqueológicas, documentos e obras históricas ou objetos contemporâneos provenientes de importantes coleções europeias, entre as quais do Museu Britânico, Museu do Louvre, do Museo Egizio (Turim), do Ashmolean Museum (Oxford), do Musée d’Orsay (Paris), do Mucem – Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée (Marselha) ou da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa).  

Por fim, a exposição constitui ainda uma oportunidade para refletir sobre o núcleo de arte egípcia do Museu Gulbenkian e sobre a relação que o colecionador estabeleceu com o egiptólogo Howard Carter, conselheiro para a maioria das suas aquisições, no contexto das comemorações do centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e do bicentenário da decifração dos hieróglifos pelo egiptólogo Jean-François Champollion.


Até 6 de março  visite esta exposição de forma gratuita, apresentando o seu cartão Bankinter na receção.

Para mais informações, consulte o site da Fundação Gulbenkian aqui.