Nutrição

Somos o que comemos: comer melhor para viver melhor.

Megatendências Megatendências

Sem conservantes, sem gorduras saturadas, sem açúcares adicionados... Lêmo-lo nos rótulos dos produtos que escolhemos, ouvimo-lo nos anúncios publicitários que realçam as propriedades saudáveis dos seus alimentos. É a resposta do setor a uma tendência: a nutrição.

Os consumidores estão a mudar os seus hábitos: estão mais conscientes da sua alimentação.
Existe uma procura crescente de produtos mais saudáveis e mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Há um setor que demonstrou estar preparado para responder à nova procura.
Empresas com posições fortes no seu setor que demonstraram uma capacidade natural para antecipar a evolução das preferências dos consumidores.

Estamos a falar de um setor maduro, independentemente dos ciclos: a alimentação.
A nutrição faz parte da indústria alimentar e, como tal, é um dos trunfos para impulsionar a mudança social e ambiental.

É uma oportunidade de investir numa tendência com mudanças estruturais a nível mundial.
No entanto, é também uma forma de fazer parte da transição para um mundo mais sustentável.

Fatores de risco para menor crescimento
 
Created with Highcharts 10.1.00.2 %0.2 %0.2 %0.2 %0.3 %0.3 %0.4 %0.4 %0.5 %0.5 %1 %1 %1.8 %1.8 %1.9 %1.9 %3.1 %3.1 %Energia SustentávelO futuro dotransporteEquidade na açãoclimáticaNutriçãoEconomia circularSaúde na próximageraçãoConsumidor do futuroFinTech (tecnologiafinanceira)Tecnologia de novageração01234FinTech (tecnología financiera) Factor de riesgo: 1.9 %

Fonte:Blackrock

 

Um hábito de consumo apoiado pelos diferentes governos mundiais, que implica uma mudança estrutural que vai desde o cultivo até novos modelos de distribuição.

Megatendências Megatendências

Contudo, o apoio não se manifesta apenas nas forças reguladoras. Há outras forças motrizes, igualmente importantes e igualmente influentes, que favorecem o crescimento desta tendência:

Forças sociais.
A mudança radical dos hábitos alimentares de uma sociedade que procura uma alimentação saudável e equilibrada.

Forças económicas.
Uma nova gama de experiências de consumo, como a entrega ao domicílio, os serviços de comida preparada, o aparecimento de espaços drive-through ou a reinterpretação dos mercados tradicionais, irá alterar os nossos hábitos de compra.

Novos modelos de produção.
A revolução tecnológica também afetou a produção alimentar através do desenvolvimento de novos processos que melhoram a qualidade final do produto.

E as já mencionadas forças reguladoras.
Novos regulamentos que favorecem a produção de alimentos segundo critérios de sustentabilidade.

Vamos a números!

Megatendências Megatendências

Aplicações móveis para entrega de comida.
A sua avaliação em 2017 foi de 4000 milhões de dólares. Até 2023, previa-se que a sua avaliação atingisse 16 600 milhões de dólares.

Substitutos de carne.
Nos últimos quatro anos, as vendas destes produtos no mercado europeu quadruplicaram.

O poder transformador da legislação.
No Reino Unido, a imposição de uma nova taxa de imposto sobre o açúcar conduziu a uma redução de 50% no consumo de bebidas açucaradas.

Universo de investimento

A nossa proposta de investimento abrange todas as atividades que fazem parte do setor alimentar, desde a cadeia de valor agrícola até à embalagem, transformação, distribuição, tecnologia, produtos químicos de qualidade alimentar, produtores e, claro, sem esquecer a origem: as sementes:

• Empresas com um compromisso ativo na procura da sustentabilidade que, através das suas atividades, participam e estão empenhadas num desenvolvimento ambientalmente responsável.
• Empresas que utilizam as novas tecnologias para a comercialização e distribuição: empresas de entregas ao domicílio ou, por exemplo, a oferta de descontos ao cliente, mas sempre de um ponto de vista nutricional.

O que pensam os especialistas?

• A ONU estima que uma mudança a nível mundial para regimes alimentares saudáveis ajudaria a controlar o aumento da fome, permitindo simultaneamente enormes poupanças. Uma mudança que compensaria quase completamente os custos de saúde associados a regimes alimentares pouco saudáveis, que se estima atingirem 1,3 biliões de USD por ano até 2030.
• De acordo com a Pictet, a subnutrição, a má nutrição e a obesidade estão a custar milhões de dólares à escala mundial em custos de saúde e perda de produtividade.

A nossa proposta de investimento

ISIN Nome Moeda DIF + Info Subscrever
LU0366534773 Pictet-Nutrition EUR Ver DIF Ver Ficha comprar

Subscrever

LU2146189407 Robeco Sustainable Healthy Living EUR Ver DIF Ver Ficha comprar

Subscrever