Novas Tecnologias

Novos desafios, novas necessidades, novas tecnologias.

Megatendências Megatendências

Um processo de inovação tecnológica do qual somos testemunhas. Novas tecnologias que irão alterar o modelo industrial tal como o conhecemos e que têm a capacidade necessária para transformar a economia global.

Porquê investir nesta tendência?

Tecnologia e globalização, um binómio inseparável.
Uma combinação que favoreceu a entrada de novos concorrentes e acelerou a adoção de novas tecnologias em todo o mundo. Uma vaga de mudança visível nos diversos setores industriais e económicos.

A resposta (e a esperança) para os desafios atuais.
Face a problemas prementes como as alterações climáticas e o envelhecimento da população, a inovação tecnológica é mais necessária do que nunca. Mas a tecnologia também está presente no nosso quotidiano, fornecendo soluções de menor importância, mas igualmente relevantes para a nossa vida diária: pagamentos telemáticos, serviços de streaming...

O potencial da tecnologia móvel 5G.
Uma tecnologia com poder transformador, capaz de acelerar a inteligência artificial em diversos setores, como os veículos sem condutor, as cidades inteligentes, a telemedicina ou a internet das coisas.

 

Inovações tecnológicas que, por sua vez, também criam novos desafios.

Megatendências Megatendências

Poderíamos dizer que é a "pescadinha de rabo na boca". Os avanços tecnológicos oferecem soluções para os desafios atuais, mas, ao mesmo tempo, geram novos desafios que exigirão também novas soluções.

• A presença dos robôs na sociedade.
A implantação da robótica não se limitará aos países desenvolvidos com populações envelhecidas e inflação salarial. É provável que os robôs se desloquem para as economias emergentes mais jovens e que os trabalhadores locais enfrentem um mercado de trabalho mais difícil.

• A privacidade e a cibersegurança.
À medida que os sensores e a conectividade à internet se tornam mais rentáveis e com maior capacidade, a recolha e a análise de dados vão disparar e serão necessárias novas soluções.

Uma inovação transformadora que emerge de dois cenários:

• A inovação como solução.
O desenvolvimento de novas soluções para resolver um constrangimento ou desafio significativo.

• A inovação como um benefício económico.
Novos concorrentes serão atraídos pelos elevados rendimentos oferecidos pelo setor.

Universo de investimento

O universo de investimento avalia o ciclo de vida das novas tecnologias, identificando as empresas que permitem o desenvolvimento de "outras" novas tecnologias:

• Empresas inovadoras com soluções que podem impulsionar o crescimento a longo prazo.

• Empresas, líderes no seu setor, com produtos capazes de enfrentar novas ameaças concorrenciais.

• Empresas que fornecem infraestruturas para a implementação de novas tecnologias: redes 5G, redes elétricas inteligentes, etc.

O que pensam os especialistas?

Os especialistas preveem que, em 2025, haverá 31 000 milhões de dispositivos ligados à internet, um número que é quatro vezes superior à população mundial.

A configuração é necessária

A configuração é necessária

A configuração é necessária

A configuração é necessária

A configuração é necessária