China
China: tão longe, tão perto.
E tão relevante: A China é já a segunda maior potência económica do mundo. A abertura progressiva ao setor externo, o consequente aumento das transferências de tecnologia e o aumento do poder de compra da sua população colocaram a China no centro do mapa mundial.
Porquê investir nesta tendência ?
O consumo privado será um dos mais elevados do mundo.
Em menos de uma década, prevê-se que o consumo privado da China duplique para 12,7 biliões de dólares. Uma enorme oportunidade de crescimento para as empresas que sabem como responder às necessidades da sua população.
Não só é a segunda maior economia do mundo, como é a economia com o crescimento mais rápido dos últimos 25 anos.
Um ritmo com um crescimento médio anual de 9,5%.
Emprego abundante, mão de obra barata...
Um cenário ideal aliado a uma legislação pouco exigente para o investimento estrangeiro, que já se reflete na deslocalização para o país de muitas empresas multinacionais, como as de artigos de luxo: LVMH, Cartier, Ferragamo, Prada, Givenchy, etc.
Uma nova China, com rendimentos elevados, com maior poder de compra e desejo de consumir que impulsionará o consumo privado.
Uma estrutura demográfica em mudança que modificará os padrões de consumo e constituirá uma oportunidade de crescimento para as empresas que souberem compreender para onde se dirige o consumo deste grande grupo populacional.
A China tornar-se-á um país com rendimentos elevados.
Graças à evolução registada nos últimos anos, prevê-se que, em 2030, esses rendimentos dupliquem para 12 000 dólares, face aos atuais 6 000.
A sua estrutura demográfica sofrerá alterações que irão remodelar as necessidades de consumo.
Há os grupos de populações em crescimento: o grupo etário entre os 35-44 anos aumentará para 25 milhões e o grupo com mais de 55 anos subirá para 124 milhões. Por outro lado, o grupo etário dos 20-34 anos diminuirá em mais de 63 milhões e o grupo etário dos 45-54 anos reduzir-se-á para 50,8 milhões.
Compras online, pagamentos móveis... Um consumo digitalizado.
As novas tendências resultantes da evolução demográfica serão apoiadas pela digitalização e por novos estilos de vida nas cidades inteligentes. Atualmente, as compras online na China são mais do dobro das efetuadas nos EUA. Outro facto significativo situa a China como o país líder na utilização de pagamentos móveis: 86% em comparação com a média mundial de 34%.
Uma classe média emergente que também exige mais serviços e de melhor qualidade.
Educação.
A nova classe média quer mais educação e formação para os seus filhos do que aquela que recebeu.
Saúde.
Atualmente, as despesas com os cuidados de saúde na China representam apenas 5,2% do seu PIB, face aos 17% dos EUA, por isso, é fácil prever um aumento das despesas de saúde nos próximos anos.
Uma resposta às novas exigências que se manifesta na penetração de empresas de qualidade no mercado asiático: 10,6% e, evidentemente, com a China na liderança.
- Empresas menos vulneráveis à volatilidade económica.
Com uma boa evolução ao longo das diferentes fases do ciclo de atividade.
- Com receitas elevadas, sustentáveis e constantes.
Empresas que também têm um perfil elevado, aplicando critérios de responsabilidade ambiental, social e de governação empresarial.
- Com ativos intangíveis que são difíceis de reproduzir: as suas marcas.
Empresas com poder de fixação de preços, com margens brutas elevadas, receitas recorrentes, balanços sólidos e equipas de gestão com capacidades profissionais reconhecidas.
Fonte: Factset, MSIM. 14 de enero de 2022.
Universo de investimento
O nosso universo de investimento centra-se nos mercados desenvolvidos e emergentes da Ásia, principalmente na China.
- Empresas com vantagens competitivas, bom posicionamento, crescimento e solidez financeira.
- Investimentos em ações emergentes com negócios de qualidade e rendimentos crescentes e sustentáveis.
O que pensam os especialistas?
A China representa 1/5 da economia e da população mundial, mas está atualmente sub-representada nos índices de ações mundiais (4,5%), esperando-se que esta diferença diminua à medida que a economia continua a evoluir e as empresas inovadoras respondem à crescente procura de consumo e de serviços.
A nossa proposta de investimento
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