Blockchain

Informações imediatas, partilhadas, seguras, transparentes e verdadeiras.

Megatendências Megatendências

A tecnologia blockchain é uma base de dados partilhada que utiliza um protocolo comum e não modificável que, ao contrário das bases de dados tradicionais com uma estrutura de tabelas, regista informações em blocos ligados criptograficamente.

Porquê investir nesta tendência?

• Qualquer ativo pode fazer parte de uma base blockchain.
Independentemente de ser tangível ou intangível: identificação de pagamentos através do telemóvel, controlos fronteiriços, cadeias de abastecimento, saúde, finanças, jornalismo, energia, música, caminhos de ferro, transportes marítimos, imobiliário, propriedade intelectual...

• Uma tecnologia que reduz os crimes de fraude online.
Estes crimes registaram um aumento de mais de 800% desde 2011. A importância da utilização da blockchain na cibersegurança deve-se à forma como esta tecnologia ajuda a reforçar os sistemas de segurança e a proteger mais eficazmente as informações sensíveis. Um benefício vital, por exemplo, para o setor financeiro.

• Informação rápida, segura, verdadeira e mais rastreável.
Aceder às informações armazenadas de forma imediata é vital para as empresas. Através da blockchain, estas podem seguir encomendas, pagamentos, contas, produção, transporte... até chegar ao consumidor. Isto traduz-se numa redução dos riscos e dos custos para todas as partes envolvidas.

Como funciona uma cadeia blockchain

Megatendências Megatendências

Exemplo de uma cadeia blockchain aplicada a uma cadeia de abastecimento industrial

Megatendências Megatendências

A tecnologia blockchain tem um enorme potencial de transformação em praticamente todos os setores da atividade humana.

Megatendências Megatendências

A saúde é uma das áreas que iniciaram a sua transformação aplicando a tecnologia blockchain.

Uma base de dados blockchain permite a descentralização das informações de saúde, facilitando o acesso seguro aos diferentes intervenientes e setores envolvidos nos processos de saúde: médicos, doentes, farmacêuticas, investigadores e prestadores de serviços.

Cuidados de saúde
Dispor de um registo completo e atualizado do doente, que permita trocar informações entre diferentes especialistas, constitui uma verdadeira mudança de paradigma na relação tradicional médico-doente.

Indústria farmacêutica
A sua aplicação evita os principais riscos operacionais, como a contrafação, a retirada de medicamentos do mercado, o abastecimento de matérias-primas ou a contaminação de produtos.

Investigação
Permite aos investigadores partilhar e registar os resultados da sua investigação, indicando a autoria original da informação e a data de publicação.

Uma tecnologia que nasceu com as criptomoedas, mas que agora está a ser utilizada com sucesso por áreas tão díspares da economia como estas:

Serviços financeiros.
Reduz os custos, aumenta a rapidez e melhora a acessibilidade dos produtos financeiros. Um exemplo é a automatização de contratos inteligentes na concessão de empréstimos ou na fixação de preços de prémios de seguros.

Metaverso.
Para o metaverso, a blockchain fornece a infraestrutura digital para a propriedade, manutenção e troca de bens virtuais e moedas digitais.

Web 3.0.
A transformação para esta nova geração de internet tem o potencial de eliminar os fornecedores centralizados que atualmente armazenam e lucram com os dados e conteúdos dos utilizadores.

Alterações climáticas.
A tecnologia blockchain permite rastrear, medir e, em última instância, reduzir com maior precisão a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento. Mas não só, também a digitalização e a automatização dos fluxos em papel, o aprovisionamento ético e sustentável das matérias-primas.

Megatendências Megatendências

Universo de investimento

O universo de investimento centra-se nos setores em que a tecnologia blockchain tem uma maior implementação:

• Empresas industriais com longas cadeias de abastecimento.
• Instituições financeiras.
• Empresas orientadas para os cuidados de saúde: hospitais, farmacêuticas ou companhias de seguros.
• Instituições públicas.

O que pensam os especialistas?

• O relatório de sustentabilidade da Ground Zero afirma que "a tecnologia blockchain tem um enorme potencial de transformação em praticamente todos os setores da atividade humana e acreditamos que, no futuro, à medida que esta tecnologia avança e a utilização de fontes de energia renováveis aumenta, os seus benefícios ultrapassarão amplamente os atuais custos ambientais".

• A Sociedade Espanhola de Medicina Familiar calcula que os médicos de família são obrigados a passar 30% do seu tempo a tratar de questões burocráticas. Graças à descentralização proporcionada pela tecnologia blockchain, este tempo poderia ser significativamente reduzido.

A configuração é necessária

A configuração é necessária

A configuração é necessária

A configuração é necessária

A configuração é necessária