Bem-Estar

Sentir-se bem para estar bem.

Megatendências Megatendências

Não é novo, mas estamos agora mais conscientes de que a nossa saúde é um "todo" que não pode ser compartimentado. A nossa saúde emocional influencia a nossa saúde física, o nosso ambiente de trabalho e social influencia a nossa felicidade, a nossa felicidade depende também da forma como atingimos os nossos objetivos ou, para amarmos, temos de nos amar a nós próprios.

Porquê investir nesta tendência?

• Um novo estilo de vida que se traduz em novos hábitos de consumo quotidiano.
Monitorizamos o nosso sono ou stress com dispositivos, procuramos uma dieta mais saudável e sustentável, vamos ao ginásio, ao massagista, procuramos um sorriso mais saudável e estético, confiamos nos benefícios proporcionados pelos nossos animais de estimação ou tiramos tempo para fazer uma massagem ou meditar durante alguns minutos.

• Uma tendência que afeta todas as idades.
Não apenas os jovens: o aumento da esperança de vida leva as pessoas mais velhas a fazerem escolhas mais saudáveis para as ajudar a prevenir doenças, físicas e mentais, e a prolongar e melhorar a sua qualidade de vida.

• Todos estes fatores conduzem ao crescimento e ao desenvolvimento de uma nova economia:
A economia do bem-estar está a crescer 10% ao ano.

Uma sociedade que está disposta a lutar contra o consumo rápido e o ritmo de vida acelerado.

Megatendências Megatendências

O bem-estar, a sua cultura e a sua economia são visíveis na transformação da paisagem que as nossas cidades e os nossos bairros estão a viver no dia a dia.

A alimentação, os equipamentos desportivos, as clínicas veterinárias, anúncios com programas de ensino à distância, óticas que nos convidam a ter mais do que um par de óculos, clínicas de fisioterapia, centros de terapia oriental ou algo tão comum e próximo como as farmácias, onde a química também deu lugar à cosmética e à medicina mais natural. Este é o nosso novo ambiente.

A globalização do bem-estar.
Uma melhor informação foi capaz de gerar uma nova procura e uma maior oferta de produtos e serviços cada vez mais acessíveis a diferentes grupos económicos da população. Por exemplo, não há um bairro sem uma nova clínica dentária ou um novo centro de psicoterapia.

• A ascensão dos mercados locais.
Lugares que oferecem produtos locais, mais benéficos para a nossa saúde e para o nosso planeta, mas que também satisfazem a necessidade de gerar um tecido social capaz de transformar uma rotina, como fazer compras, numa atividade agradável.

• Uma mensagem clara de apoio dos governos e das empresas.
Iniciativas destinadas a sensibilizar para a necessidade de uma mudança para um estilo de vida mais saudável, tanto física como emocionalmente, são visíveis nos programas governamentais de promoção da atividade física, bem como nas empresas que investem e cuidam da saúde dos seus empregados.

Wellness, uma tendência visível hoje e com futuro:

Megatendências Megatendências

Dados demográficos que confirmam esta tendência.
O aumento da esperança de vida, com o consequente aumento dos custos dos cuidados de saúde, faz com que a procura do bem-estar seja uma clara oportunidade de investimento.

Consciência ambiental.
Uma outra forma de pensar, uma outra forma de agir e de consumir que favorece a criação de novas exigências às quais dar resposta.

Os avanços tecnológicos.
A introdução de novos dispositivos na nossa normalidade, tais como serviços de teleassistência, dispositivos para melhorar o controlo da saúde, etc.

Universo de investimento

Uma proposta de investimento com uma abordagem temática e responsável que tem em conta considerações ambientais e sociais, e sob a égide do apoio governamental.

Empresas ligadas à economia do bem-estar.
Empresas que oferecem soluções e serviços aos consumidores com o objetivo de manter e/ou melhorar a sua saúde física e mental a longo prazo.

Uma abordagem temática e responsável.
Uma abordagem que tem sistematicamente em conta considerações ambientais, sociais e de governação.

Investimentos diversificados do ponto de vista geográfico e setorial.
Os principais setores são o consumo discricionário e os cuidados de saúde, mas também o consumo básico, os materiais, os serviços de comunicação e os serviços industriais.

O que pensam os especialistas?

O investimento temático dá aos investidores acesso a um conjunto de mercados que têm potencial para crescer a um ritmo mais rápido do que a economia mundial no seu conjunto. Tal deve-se aos fatores de crescimento secular que os sustentam a longo prazo.

A nossa proposta de investimento

ISIN Nome Moeda DIF + Info Subscrever
LU2146189407 Robeco Sustainable Healthy Living EUR Ver DIF Ver Ficha comprar

Subscrever