Investir em Ações

Academia Broker

Compreender o que são ações e o que representam

As Ações são instrumentos financeiros representativas do capital social de uma sociedade. Portanto, são instrumentos financeiros que concedem aos seus titulares a qualidade de sócio proprietário da sociedade.

Esta condição de sócio implica tanto um conjunto de direitos:

  • Direito a participar nas Assembleias Gerais da sociedade e a poder votar sobre assuntos estratégicos da empresa;
  • Direito a usufruir de uma quota parte dos lucros gerados pela sociedade, sob a forma de dividendos;
  • Direitos preferenciais em eventuais aumentos de capital da sociedade.

Mas também um conjunto de responsabilidades:

  • Responsabilidade de reforçar o capital da empresa quando assim seja determinado em Assembleia Geral;
  • Responsabilidade sobre a dívida da sociedade. O que se traduz no facto de em caso de insolvabilidade, o acionista apenas recuperará o seu investimento após o pagamento da dívida a todos os credores.

Tipos de Ações

Ações comuns ou ordinárias:
Ações representativas do capital social de uma sociedade sem direitos ou caraterísticas especiais, concedendo aos seus titulares direitos e deveres iguais.

Ações Preferenciais:
As Ações Preferenciais são títulos atípicos, que concedem aos seus titulares o direito de receber uma remuneração pré-determinada e tradicionalmente não acumulativa, condicionada apenas à obtenção de lucro distribuível suficiente por parte do emitente e às limitações impostas pela normativa sobre os recursos próprios.

Os titulares das Ações Preferenciais não possuem quaisquer direitos políticos, salvo casos excecionais indicados no folheto de emissão e, em qualquer caso, não possuem qualquer direito de subscrição preferencial nos aumentos de capital do emitente.
Por contrapartida, Os titulares das Ações Preferenciais têm o direito de receber uma remuneração com preferência sobre as ações ordinárias.
Em nenhuma circunstância os clientes devem confundir estes títulos especiais com as ações ordinárias do emitente.

 

Ações Ordinárias vs Ações Preferenciais

Proteção do Investidor
Ações ordinárias

  • Último a receber os lucros ou ativos da empresa.

Ações Preferenciais

  • Com direito a receber lucros ou ativos da empresa após o pagamento a todos os credores.


Direitos de Voto
Ações ordinárias

  • Tem direito de voto.

Ações Preferenciais

  • Não tem direito de voto.


Retorno
Ações ordinárias

  • Em função da apreciação ou depreciação de preço das ações e no pagamento de dividendos, normais e/ou excecionais.

Ações Preferenciais

  • Em função da apreciação ou depreciação de preço das ações e no pagamento de dividendos pré-definidos


Dividendos
Ações ordinárias

  • Conforme proposta da Administração e aprovada em Assembleia Geral

Ações Preferenciais

  • Dividendo fixo, constante no prospeto

Principais riscos de investir em ações

Risco Taxa de Juro
A evolução prevista das taxas de juro afeta o preço das ações dado que o seu retorno potencial é sempre comparado à remuneração de um ativo livre de risco, normalmente dívida pública.

Risco Sistémico
Ou Risco de Mercado. Risco que resulta de eventos não esperados, como desastres naturais, guerras, grandes mudanças nas políticas governamentais, que afetam o comportamento dos investidores de forma imprevisível.

Risco Setorial
Risco que resulta de eventos que afetem o setor de atividade da empresa da forma especifica e transversal, como alterações legislativas, alterações de tendências de consumo, etc.

Risco Liquidez
Risco que resulta da capacidade de comprar ou vender as ações em mercado com preços ajustados ao valor real da empresa. Quanto menor a liquidez das ações, maior o risco de os preços não estarem ajustados e de apresentarem variações de elevada amplitude.

Risco Especifico Risco
Aassociado à atividade da própria empresa. Por exemplo, capacidade de gerar lucros, vantagens/ desvantagens competitivas

Como investir?

No momento de investir, há que o fazer de forma informada, usando as ferramentas que tem disponíveis:

Análise Fundamental
Informação especifica sobre a empresa e seus resultados, como EBITDA, Resultado Liquido, Taxa de Dividendo, Retorno por Ação.

Análise Técnica
Informação estatística sobre o comportamento do preço e evolução das ações no mercado, como níveis de suporte e de resistência, indicadores de tendência de curto, médio ou longo prazo.

Principais indicadores de Análise Fundamental

Resultado Operacional: Resultado Operacional representa o lucro da empresa gerado pela sua atividade sem considerar juros e impostos.

??.??.=???????????????? −???????????? ????????á???????? −???????????? ?????????? −??????????????????????????

Um Resultado Operacional positivo significa que a empresa tem uma situação saudável, uma vez que gera receitas superiores ao total das suas despesas.

EBITDA:
O EBITDA (sigla para Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) representa o lucro antes de impostos, com depreciações e amortizações. O objetivo é apresentar uma visão mais precisa do desempenho operacional, excluindo fatores temporários ou não relacionados ao negócio principal.

???????????? = ?????????????????? ??í?????????? − ?????????? − ???????????????? − ????????????????çã?? − ????????????????çã??

Com a informação sobre o EBITDA de uma empresa, o investidor pode fazer a análise sobre os resultados da empresa e os seus custos. Obtendo uma perspetiva sobre se as despesas são, ou não de curto prazo, se a atividade desta pode melhorar e tornar-se num investimento com capacidade para distribuir mais dividendos no futuro.

Principais indicadores de Análise Fundamental

Taxa Dividendo (Dividend Yield):
O resultado em percentagem do Rácio do valor do Dividendo pelo valor da ação.

PER (Price to Earnings Ratio):
O resultado do Rácio do valor do Resultado Liquido da empresa pelo valor da ação em mercado. Uma forma muito simples de interpretar este valor será: “Ao investir 1 Eur neste empresa quantos anos demorei a recuperar este valor sem desinvestir da empresa?” Um PER abaixo de 10 significa que a empresa se encontra infravalorizada ou que os investidores acreditam que os resultados futuros da empresa tenderão a diminuir. Um PER acima de 15 significa que a empresa se encontra sobrevalorizada ou que os investidores acreditam que os resultados futuros da empresa tenderão a crescer.

Principais indicadores de Análise Fundamental

P/B (Price to Book): O resultado do Rácio do valor da ação em Bolsa pelo valor dos ativos menos a soma dos bens não tangíveis e responsabilidade, a dividir pelo número de ações. ?????????? ???? ????????=(????????çã?? ?????? ??çõ????)/((?????????? ????????????−???????? ??ã?? ??????????????????−????????????????????????????????)∕〖??.º ??çõ????〗) Um P/B inferior a 1 significa que a empresa se encontra infravalorizada, ou seja, a cotação atual é inferior ao valor real da empresa. Um PER acima de 1 significa que a empresa se encontra sobrevalorizada, ou seja, a cotação atual reflete uma expetativa de crescimento dos resultados da empresa que ainda não se verificou no seu balanço. RoE (Return on Equity): O resultado do Rácio do valor do Resultado Liquido da empresa pela quantidade de ações.

Alguns indicadores de Análise Técnica

Níveis de Resistência e de Suporte:
Um nível de suporte é um preço abaixo do preço atual de uma ação e que tende a ser o nível no qual os preços em queda encontram um apoio, ou seja, um preço em que o mais provável é que o preço "ressalte" ou recupere para valores superiores, em vez de o atravessar. 
Regra geral, os níveis de suporte têm tendência a representar os valores a partir dos quais é pouco provável que os preços caiam para valores mais baixos - o mesmo é dizer que apoiam esses preços. 

Um nível de resistência, tem o efeito oposto. É u, preço acima do preço atual de uma ação e que é percebido como um teto máximo para a subida de preços. Os níveis de resistência - o oposto de um nível de suporte - significam que o preço tem mais tendência a cair desse nível do que a ultrapassá-lo. Regra geral, os níveis de resistência têm tendência a impedir que os preços subam mais e agem como um teto de resistência desse preço..


Indicador RSI:
O Índice de Força Relativa ou indicador RSI mede a força com que os preços das ações sobem ou descem no mercado de ações. Este indicador fornece aos investidores informações sobre a tendência do mercado e os ajuda a identificar sinais de mudança de tendência.
Um indicador RSI entre 50 e 30 pontos indica uma tendência de sobrevenda no mercado, pelo que os preços podem cair acentuadamente.
Um indicador RSI entre 50 e 70 pontos marca uma tendência de sobrecompra: o preço subiu fortemente, mas o movimento de alta pode enfraquecer. 
Um indicador RSI nos 50 pontos (ponto intermediário) indica que o mercado não apresenta tendência;
O cruzamento dos níveis 30, 50 e 70 fornece sinais de negociação para entrar ou sair do mercado.

Indicador MACD:
O indicador MACD, sigla de Moving Average Convergence Divergence, é um indicador usado para observar mudanças na dinâmica do preço de uma ação. É utilizado para identificar oportunidades de investimento.
Os dados do indicador MACD são refletidos num histograma. Ao analisar os cruzamentos entre o MACD, as linhas de sinalização e os valores históricos, o investidor pode identificar tendências e tomar decisões.
Assim, se a linha MACD cruzar a linha de sinal inferior, será interpretada como um sinal de compra (tendência de alta), e se cruzar a linha de sinal superior, será interpretada como um sinal de venda (tendência de baixa).

Bandas de Bollinger:
As bandas de Bollinger são indicadores para analisar padrões de preços. 
O padrão consiste em três linhas que na maioria das vezes (não exclusivamente) se sobrepõem ao preço dos títulos. As bandas de Bollinger ajudam a identificar o intervalo dentro do qual um ativo opera, fornecendo uma estrutura para determinar se os preços de um ativo estão altos ou baixos em termos relativos.
Quanto mais próximas as bandas estiverem umas das outras (um canal mais estreito), menor será a volatilidade percebida do título, logo estaremos perante um período de consolidação e sem movimentos direcionais (tendências) de mercado.
Quanto maior for a amplitude entre as bandas, maior será a volatilidade percebida do título em questão atualmente. Quando as bandas estão em processo de afastamento, as bandas inferiores e superiores movem-se em sentidos opostos, é considerada uma indicação de uma nova tendência direcional de preços.
Embora as bandas de Bollinger sejam relativamente estreitas, a banda superior pode ser considerada um ponto de resistência e a banda inferior um nível de suporte. Se o preço sobe acima da resistência ou desce abaixo do suporte destas bandas, poderá ser considerado uma oportunidade de compra ou de venda, respetivamente.

 

Agora que está quase pronto para investir em ações, umas dicas sobre o que deve fazer para ter sucesso nos seus investimentos:

Seja disciplinado:
  • Fixe o seu objetivo
  • Saiba perder
  • Defina STOP’s para perdas e para ganhos

Não ouça o ruído:
Defina e aplique o seu método:

Análise Fundamental > O quê ? > Porquê ?

Análise Técnica > Quando ? > Como ?

E se alguém o fizer melhor… Copie!

 

Conte com o Bankinter para efetuar a melhor seleção:

Periodicamente os analistas da nossa equipa de Análise de Mercados disponibilizam uma seleção de Carteiras de Ações que, na sua opinião, são uma oportunidade de investimento adequada:
Carteira Modelo Ações Europeias 
Top Seleção EUA 
Seleção de Ações Dividendo 

Aceda já a www.bankinter.pt/analise/carteiras-modelo-acoes

 

Agora que já conhece os principais conceitos sobre a negociação de ações, basta por em prática com o Bankinter Broker!