Bankinter PPR Obrigações
Características Básicas
Um produto de investimento interessante para qualquer investidor independentemente dos seus conhecimentos ou capacidade de investimento.

Características Básicas

Um produto de investimento interessante para qualquer investidor independentemente dos seus conhecimentos ou capacidade de investimento.

O que é?

É uma forma de investimento coletivo formada por um grande número de investidores chamados participantes. Esta fórmula de investimento permite o acesso do investidor particular à maioria dos mercados e instrumentos financeiros.
Independentemente da estratégia ou política de investimento de cada fundo, todos eles diversificam a carteira por ativos distintos, o que reduz o risco face a um investimento que coloque todo o seu capital num único lugar.

Que vantagens oferecem os fundos?

Rentabilidade
O investimento coletivo e a diversificação de risco, oferecem uma oportunidade ao investidor particular de obter uma rentabilidade ajustada ao risco assumido.

Custos de Transação
A negociação dos fundos disponibilizados pelo Bankinter não tem quaisquer custos na subscrição e no resgate.

Diversificação
Os fundos de investimento permitem aos pequenos investidores aceder facilmente a uma carteira diversificada de ativos, quer seja por classe de ativos, áreas geográficas, setores ou moedas, o que o investimento directo habitualmente só consegue a partir de montantes relativamente elevados.

Gestão Profissional
Uma grande vantagem que gozam os fundos de investimento é a gestão profissional, uma vez que tem uma equipa de especialistas que analisa o mercado diariamente e que se dedica a cuidar do seu dinheiro.

Liquidez
Todos os fundos disponibilizados pelo Bankinter têm liquidez diária, pelo que, regra geral, num prazo máximo de uma semana terá o seu capital reembolsado na conta.

Fiscalidade
Uma das vantagens dos fundos de investimento consiste nas vantagens fiscais de que beneficiam. Alguns fundos em particular, nomeadamente os fundos de poupança fiscal têm um regime próprio com vantagens fiscais singulares.

Como investem?

Os fundos de investimento investem através do que se denomina Gestora de Fundos. A Gestora é responsável por analisar o comportamento das empresas e dos mercados, e tomar as decisões de investimento oportunas para alcançar os objetivos de rentabilidade do fundo que gere. O Grupo Bankinter conta com as suas próprias gestoras.

Junto à Gestora de Fundos está a figura da Sociedade Depositária. No caso dos fondos da nossa Gestora, o depositário dos fundos é a Bankinter SA, cuja função é custodiar, garantir e vigiar o património sob gestão.

A seleção de uma ou outra gestora, tal qual como o banco depositário é outra das variáveis a ter em conta na hora de escolher um fundo de investimento.

Controlo do investimento

Os fundos de investimento são um dos produtos financeiros mais regulado do mercado. Todos os fundos de investimento estão registados e supervisionados pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários, organismo encarregue pela supervisão e transparência da gestão de um fundo. Entre as obrigações exigidas pela CMVM está a de emitir informação periódica sobre as posições do fundo, câmbios, etc., e que essa informação esteja sempre atualizada e à disposição do participante/investidor.

Comissões

Comissão de gestão
Corresponde aos honorários que a entidade gestora recebe pela prestação dos serviços de gestão e administração do fundo.


Comissão de depósito
É a remuneração que a entidade depositária recebe pelo seu trabalho de custódia e garante do património sob gestão.
Estas comissões são deduzidas ao património do fundo pelo que o valor patrimonial é líquido. Ou seja, a comissão já está descontada no momento em que verifica a rentabilidade do fundo.


Comissão de subscrição e comissão de resgate
Aplicam-se sobre o montante investido ou resgatado no momento da aquisição ou venda de unidades de participação. Aplicam-se segundo a filosofia de cada fundo e cobram-se na conta associada ao fundo.

  • Pesquisa de Fundos

    Conheça a nossa oferta de Fundos de Investimento.

  • Análise de Mercados Financeiros
    Análise de Mercados Financeiros

    Os seus investimentos merecem a nossa total dedicação.