Linha de Crédito Capitalizar

COVID-19

Linha de Apoio à Economia

Linha de Apoio à Economia COVID-19 – Empresas Exportadoras da Indústria e do Turismo.

  • Micro e Pequenas Empresas

    Micro e Pequenas Empresas

    Podem ser beneficiárias desta linha de apoio Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), incluindo ENIs, bem como, Small Mid Cap e Mid Cap, com atividade em território nacional continental.

  • Fundo de Maneio

    Fundo de Maneio

    As operações destinam-se a apoio de tesouraria com um prazo máximo de operação de até 6 anos, incluindo a possibilidade de até 12 meses de carência de capital.

A Linha de Apoio à Economia COVID-19 – Empresas Exportadoras da Indústria e do Turismo, criada pelo Banco Português de Fomento (BPF), destina-se a apoiar as empresas exportadoras da Indústria e do Turismo.

Uma parte do empréstimo poderá ser convertida em subvenção não reembolsável (financiamento a fundo perdido), até uma percentagem máxima de 20% do valor do financiamento, a apurar de acordo com a manutenção dos postos de trabalho, durante pelo menos 12 meses após a contratação, para além de outros requisitos cumulativos específicos.

Para se poderem candidatar, as empresas não podem ter incidentes não regularizados junto da Banca, do BPF ou de entidades participadas pelo BPF e devem apresentar a situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social - no caso de dívidas vencidas após março de 2020, é garantido acesso ao financiamento, sob condição de adesão subsequente a plano prestacional -, para além de outros requisitos específicos da linha.

Também não podem ter sido consideradas empresas em dificuldades, a 31 de dezembro de 2019, antes do agravamento das condições económicas no seguimento da epidemia de COVID-19, nem ter sede, ou ser dominadas por entidades que tenham sede, em países ou regiões com regime fiscal claramente mais favorável (offshore).

 

Esta informação não dispensa a leitura do Documento de Divulgação do protocolo.