Imagen

A ‘bazuca’ europeia já chegou. Saiba como aceder aos fundos europeus

10.08.2021

Escrito por: Ideias que Contam

COMO ACEDER AOS APOIOS DO PRR

Conheça a melhor maneira de aceder aos fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), aproveitar o orçamento ainda disponível do Portugal 2020 e preparar os seus projetos para se candidatar às verbas do novo quadro comunitário Portugal 2030

Uma década de milhões. Assim será até 2030. Entre PRR, Portugal 2020 e Portugal 2030, cidadãos e empresas terão um bolso cheio de oportunidades para investir e concretizar projetos, muitos dos quais não sairiam da gaveta sem estes apoios. 
Os primeiros fundos do PRR começaram a chegar ainda em julho. Mas atenção, pois nem tudo será fácil. O escrutínio e a exigência na avaliação das ideias a financiar serão muito elevados e todos os projetos terão de criar valor económico e social para cada uma das áreas e regiões que abrangem. 

No total, só do PRR vão chegar a Portugal cerca de 16,5 mil milhões de euros até 2026. Este valor será repartido pelos próximos cinco anos, com os primeiros 1,8 mil milhões de euros a fundo perdido a chegarem até agosto. A esta verba juntam-se mais 350 milhões de euros em empréstimos. 

Como aceder a estes apoios? Esta é a pergunta que todos fazem e à qual tentaremos responder nas próximas linhas. Conheça as regras e descubra o que fazer para candidatar o seu projeto.
 

Onde e como começar?
Para aceder ao PRR deverá consultar os concursos que já estão disponíveis no portal Recuperar Portugal. Aqui poderá encontrar toda a informação sobre os programas disponíveis para as três áreas do PRR – resiliência, transição climática e transição digital – e consultar as regras para aceder aos fundos de cada um deles.

Além do PRR, pode ainda consultar o portal Portugal 2020, onde encontrará toda a informação sobre os avisos de candidatura indisponíveis, com vista a distribuir os últimos fundos do quadro comunitário anterior, que está praticamente no final. Para o novo quadro de apoio – o Portugal 2030 –, em vigor entre 2021 e 2027, também já começa a haver alguma informação disponível, que pode consultar AQUI.


Como preparar o projeto?
O ponto de partida é a ideia a concretizar. No entanto, para que tenha sucesso na candidatura e seja rapidamente aprovada, o seu projeto deverá ser cuidadosamente planeado e estruturado. Deverá fazê-lo o quanto antes, uma vez que as candidaturas têm períodos curtos e, assim que abrirem, já terá de ter o planeamento devidamente preparado e estar pronto para avançar.

 

 

Serei elegível?
Antes de avançar com a candidatura,verifique todos os critérios de elegibilidade do programa a que se candidata. É importante verificar se o projeto se enquadra e se os promotores cumprem todos os requisitos.


Deverei preparar um plano de negócio?
Sim. A preparação do projeto passa pela avaliação e análise detalhada do seu enquadramento na estratégia da empresa promotora. É competitivo? Quais são os seus pontos fracos e as suas forças? A empresa está preparada para dar este passo? Estas são algumas das questões a que deverá responder, de forma sustentada, antes de submeter a sua candidatura.
 

 

Estarei financeiramente preparado?
Não basta pensar um projeto e esperar que o financiamento seja aprovado sem qualquer escrutínio. Antes de avançar, é fundamental que faça um levantamento exaustivo das despesas associadas e que as fundamente devidamente no enquadramento do projeto. Deverá ser verificada a sustentabilidade e viabilidade económica a curto e médio prazo e explicados todos os pressupostos que sustentam estas previsões.


 

Que tipo de projetos serão apoiados?
No âmbito do PRR, os diferentes programas de apoio dividem-se pelas três áreas acima citadas (resiliência, transição climática e transição digital). Dentro de cada um há, no entanto, inúmeras oportunidades e possibilidades de obter investimento.



A área da resiliência é a que soma uma maior quantia para distribuir, com cerca de 61% do ‘bolo’ total. Para a transição climática há 21% dos 16,5 mil milhões de euros e para a transição digital ficam os restantes 18%. Uma boa parte deste dinheiro destinar-se-á a apoiar empresas e organismos do Estado – as câmaras municipais poderão concorrer a 110 milhões de euros para áreas de acolhimento empresarial de nova geração, por exemplo –, mas também haverá suficiente para projetos de empresas privadas. Os consórcios de empresas com o sistema científico e tecnológico em Portugal terão uma fatia de 930 milhões de euros para distribuir, as famílias poderão recorrer aos 30 milhões de euros que vieram reforçar o concorrido Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e os projetos que preveem o apoio ao reforço de competências contam com 252 milhões de euros a concurso.


Mas se o seu projeto não se enquadra nestas três áreas, não deixe de verificar quais os fundos disponíveis no programa de 2020 ou prepare-se para analisar onde poderá encontrar financiamento entre os 24 mil milhões de euros disponíveis para o Portugal 2030.