Imagen

Portugal 2030 arranca já no início do próximo ano. Prepare a sua candidatura.

09.12.2021

Escrito por: Ideias que Contam

Vem aí uma nova “vitamina” com foco na sustentabilidade das organizações e na revitalização da economia. A digitalização, o ambiente e as pessoas são áreas prioritárias.

Depois de o Portugal 2020 ter direcionado €7 mil milhões para as empresas portuguesas, o Portugal 2030 é uma nova oportunidade para acederem aos fundos europeus, num programa que lhes destina agora €6,7 mil milhões.

Está incluído na agenda da Estratégia Portugal 2030, que engloba a famosa ‘bazuca’ ou PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e que pretende não só recuperar a economia como proteger o emprego e fazer da próxima década um período de recuperação e convergência de Portugal com a União Europeia.

O novo sistema de incentivos apoia o investimento em inovação, o empreendedorismo, a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a utilização de fatores imateriais de competitividade através da criação de novos negócios e da modernização e/ou expansão dos atuais.

Saiba mais sobre o programa e como se deve preparar para aceder aos fundos com sucesso.

 

Prepare-se para expandir o seu negócio

Cada empresa é única e tem as suas singularidades e objetivos. É importante conhecer os limites da sua e estar preparado para reconhecer oportunidades para expandir o seu negócio antes de se lançar neste processo. Depois, é essencial saber quais são as metas que pretende atingir com o seu projeto, para entender como e o que fazer no futuro.

Quando abrirem os concursos, identifique o programa operacional a que se poderá candidatar.

Cada um tem objetivos temáticos e prioridades de investimento diferentes, sendo essencial escolher o que melhor se adequa ao seu caso.

 

Expansão de Negócio


Organize-se com tempo

Os avisos abrem e fecham em pouco tempo. Por isso deve preparar com antecedência o seu projeto e o seu plano de negócios. Para a sua candidatura ter sucesso e ver o seu projeto aprovado, tenha em conta fatores como a inovação, a diferenciação face à oferta existente e a internacionalização. Prepare também com antecedência o registo inicial do projeto, com documentos que validem a sua empresa, de que são exemplo, entre outros, relatórios de peritos, orçamentos dos investimentos a realizar, licenciamentos da atividade e/ou informação empresarial simplificada.

Só assim poderá submeter o seu processo.

 

Organização


Atente aos requisitos

Analise ao pormenor os avisos de abertura das candidaturas, incluindo os critérios de seleção e elegibilidade, as respetivas orientações, respostas a perguntas frequentes e anexos. Há sempre pequenas coisas que impactam significativamente no sucesso de um projeto. 

Dois exemplos:

A maioria dos avisos na área do turismo exige a aprovação prévia do projeto de arquitetura;

Os pedidos de licenciamento e os projetos de arquitetura da indústria poderão ser apenas submetidos à entidade camarária na data da candidatura.

 

Requisitos


Valide a sua candidatura e guarde o comprovativo

Os formulários de candidatura aos apoios do próximo quadro comunitário foram simplificados e terão menos campos para preencher.

No final, complete a sua candidatura, validando-a e guardando o comprovativo de submissão do seu projeto, por segurança e para referência futura. Os processos virtuais de candidatura a este tipo de programas permitem usar ferramentas de validação que ajudam a detetar erros ou quando falta preencher algum parâmetro. São oito eixos prioritários a que se pode.

Validade da sua candidatura


Programas operacionais

O Portugal 2030 terá quatro grandes programas operacionais temáticos, além dos normais sete programas regionais – cinco do continente e dois das Regiões Autónomas – e o programa de assistência técnica. Os programas temáticos serão dedicados à demografia e inclusão, à inovação e transição digital, à transição climática e à sustentabilidade dos recursos e mar.

Programas operacionais


São oito eixos prioritários a que se poderá candidatar. Saiba quais.

1. Inovação e conhecimento, para assegurar as condições de competitividade empresarial e o desenvolvimento da base científica e tecnológica essencial ao progresso e à sustentabilidade económica do país.

Inovação e conhecimento

2. Qualificação, formação e emprego, para assegurar a disponibilidade de recursos humanos com as qualificações necessárias ao processo de desenvolvimento e transformação económica e social.

Qualificação, formação e emprego

3. Sustentabilidade demográfica. O objetivo deste eixo é travar o envelhecimento populacional e assegurar a provisão de bens e serviços à população sénior.

 

Sustentabilidade demográfica

 

4. Energia e alterações climáticas, porque Portugal precisa de diminuir a dependência energética em relação ao exterior e de assegurar a sua adaptação às alterações climáticas, garantindo, entre outros, a gestão dos riscos associados.

Energia e alterações climáticas

 

5. Economia do mar. É essencial desenvolver o potencial do país nesta área, assegurando, ao mesmo tempo, a sustentabilidade ambiental e dos recursos marinhos.

 

Economia do Mar

 

6. Competitividade e coesão dos territórios do litoral, para garantir a dinâmica económica e a coesão social e territorial dos sistemas urbanos atlânticos.

 

Competitividade e coesão dos territórios do litoral

 

7. Competitividade e coesão dos territórios do interior, porque é preciso reforçar a sua competitividade, potenciando a exploração sustentável dos seus recursos e o seu desenvolvimento através da diversificação da sua base produtiva.

 

Competitividade e coesão dos territórios do interior,

 

8. Agricultura/florestas. Este eixo pretende promover o desenvolvimento do regadio, para melhorar a competitividade do setor agrícola e reforçar a estratégia de reforma florestal, essencial à sua sustentabilidade.

 

Agricultura/Florestas

 

As empresas só irão poder concorrer aos apoios em 2022, com os primeiros concursos a serem anunciados logo no início do ano. Esteja atento.

Até lá, procure informar-se sobre o que é necessário para a submissão do seu processo, incluindo a documentação a apresentar, a forma de preencher os formulários e assegurar a entrega das candidaturas. Não descure os passos que decorrem a seguir, sobre quando e como é informado sobre o sucesso da sua candidatura. Mantenha-se a par das datas dos avisos de concursos e da submissão de candidaturas aqui.

Fale com o seu banco, que certamente será um bom parceiro neste processo.

 

Abrir Conta Empresas