Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (31 de Outubro)

02.11.2022

Escrito por: Bankinter

 

 

Bolsas: “A chave é a Fed: O fim do bear market rally?”

Nos últimos dias, ganhou força a ideia de que a FED vai começar a reduzir o ritmo das subidas de taxas de juro a partir da reunião de dezembro. Tese apoiada em dados macro mais fracos do que o esperado nos EUA como a Confiança do Consumidor o PMI Industrial ou o índice de preços de imóveis Case-Shiller, assim como decisão do Banco do Canadá de elevar a sua taxa de referência em 50 p.b em vez de 75p.b. Embora na próxima semana sejam divulgados dados macro e empresariais, o grande foco será a reunião da Fed na próxima quarta-feira.

A FED irá manter a sua linha dura, hawkish, apesar de que algumas das próximas subidas de taxas de juro sejam inferiores às que inicialmente o mercado tinha antecipado. Esta afirmação suportada por 3 argumentos: (i) a inflação continua claramente a ultrapassar o objetivo de 2% e não há sinais claros que nos apontem numa uma tendência de moderação; (ii) foi publicado o índice PCE do mês de setembro, que permanece fixo em 6,2%, enquanto a taxa subjacente continua a subir e já atingiu 5,1% De igual forma, a melhoria de mecanismos financeiros dificulta a condução da política monetária; (iii) o mercado de trabalho americano em boa forma.

A destacar na próxima semana: reunião do RBA, o Banco Central da Austrália, bem como o Norges Bank, da Noruega e, o mais importante, o Banco de Inglaterra, que vai subir a sua taxa de referência em 75 pontos base, até 3%.; divulgação do IPC da UE com uma leve descida da taxa geral enquanto a subjacente continua a subir; Será divulgada, também, a estimativa do PIB do terceiro trimestre na Zona Euro e que se estima que ande à volta de 2%; aumento gradual do nervosismo há medida que se aproxima o dia 8 de novembro, a data das midterm elections, as eleições intercalares nos EUA.

Para mais informações, veja o vídeo que disponibilizamos para si e subscreva a newsletter aqui.