Imagen

Diretor da Bankinter Gestión de Activos comenta conjuntura económica e estratégia do BCE

02.11.2022

Escrito por: Bankinter

Na sua habitual coluna Bull and Bear, no Jornal de Negócios, o Diretor da Bankinter Gestión de Activos, José Miguel Calheiros, analisa a estratégia que o Banco Central Europeu (BCE) tem aplicado para controlar a inflação na Zona Euro, poucos dias depois de a instituição ter voltado a subir as taxas de juros em 0,75% pontos base, para o nível mais alto desde 2008. Para José Miguel Calheiros “é crítico que os bancos centrais tenham paciência na condução da sua política monetária e tenham em atenção a realidade económica particular das suas zonas monetárias”. Nesse sentido, destaca a posição da Presidente do BCE, Christine Lagarde, que reconheceu que as decisões sobre futuras mexidas nas taxas de juro serão tomadas reunião a reunião, dependendo da evolução da economia da Zona Euro, também para avaliar o impacto que os aumentos dos juros vão tendo na evolução da inflação.

A análise de José Calheiros incide ainda sobre a evolução das empresas de tecnologia como a Meta, Amazon e a Google, incluídas no acrónimo FANG, que, “depois de anos a fio a desafiar a gravidade”, têm visto as suas cotações em bolsa corrigir de forma acentuada, algo que a recente divulgação de resultados trimestral veio agravar. “Mais um exemplo de que investir de forma diversificada é crucial para a valorização do património a médio e longo prazo”, refere.

No texto publicado esta semana, José Miguel Calheiros destaca ainda o Dia Mundial da Poupança que se assinala neste 31 de outubro, alertando para o facto de que, numa altura em que a economia mundial precisa de investimento, é fundamental canalizar uma componente significativa das poupanças de longo prazo para os mercados de capitais, através dos diferentes produtos de investimento disponíveis. “Só assim”, sublinha, “poderemos assegurar o financiamento da construção de um mundo mais sustentável, mais digital e mais inclusivo, no futuro”.