Imagen

Compras de Natal solidárias: ideias para oferecer a dobrar

12.12.2022

Escrito por: Ideias que Contam

O Natal está a chegar e com ele a azáfama dos presentes. O contexto em que vivemos mostra-nos que cada vez mais temos de ser solidários, pensar nos nossos, mas também nos outros.

Neste Natal, ofereça a dobrar: à família, amigos, colaboradores ou clientes enquanto ajuda quem mais precisa. Aqui ficam boas ideias de presentes solidários para este Natal. 

 

Por um Natal mais verde

Se adora a natureza e quer lutar pela preservação do planeta, ofereça uma árvore à família e amigos. Pode aproveitar para fazer um passeio em família até à Mata Nacional do Bussaco, ao Parque Natural de Sintra-Cascais, passar uma manhã na natureza e plantar uma árvore. É um presente que fica, pois pode voltar sempre que desejar para acompanhar o crescimento da “sua” árvore. Com os amigos, esta é também uma boa oportunidade para se juntarem e revisitar o local. Por outro lado, se é empresário, esta pode igualmente ser uma ótima oferta para colaboradores, parceiros ou clientes. 

A associação Plantar uma Árvore oferece ainda a possibilidade de fazer voluntariado através de um conjunto de iniciativas mensais que incluem saídas de campo e oficinas com o objetivo de cuidar da floresta autóctone do país. Saiba mais aqui. 

 

Artesanato solidário

Se tem um amigo ou familiar que adora artesanato e peças originais, então os produtos feitos com capulana (um tecido colorido que, em diversos países africanos é usado pelas mulheres como saia ou para cobrir a cabeça) da Guiné-Bissau são a prenda ideal. Agendas ou blocos de notas com capas forradas, colares, porta-chaves, almofadas decorativas ou assessórios para o cabelo são algumas das ofertas disponíveis. A compra de qualquer produto reverte na totalidade para a Associação Missão Saúde para a Humanidade (MSH). Escolha a prenda ideal aqui. 

 

Pode também optar por oferecer um Saco Solidário da re.store, feito com sobras da indústria têxtil e 100% produzido em Portugal. Os sacos são feitos à mão por imigrantes, desempregados de longa duração e pessoas com necessidades especiais que, de outra forma, não teriam emprego. A re.store tem parcerias com algumas instituições que fazem a ponte com os artesãos e que lhes dão a formação necessária, recebendo ainda 1,12 euros por saco para ajudar os projetos destinados a responder aos efeitos negativos causados pela pandemia.

Adicionalmente, e além de promover a economia circular e a sustentabilidade, 1 euro do valor de cada saco reverte para a SIC Esperança – outro parceiro –, que aplicará os valores angariados num conjunto de projetos solidários que apoia. Veja todos os designs aqui. 

 

Ajudar os patudos a ter uma época natalícia mais feliz

E como os amigos de quatro patas também fazem parte da família, há que os incluir nas festividades. Ofereça a amigos, família, ou a si próprio, um enfeite de Natal personalizável, cujo valor total reverte a favor da Associação Pata Vermelha. Além de incluir o seu animal de estimação nas comemorações natalícias, pode ajudar outros animais a ter um Natal mais feliz. Comece já a personalizar o seu enfeite aqui.

 

Se procura uma prenda para crianças, um livro é sempre uma boa opção. Deixe-as viajar pelo mundo da imaginação e, ao mesmo tempo, ajude a Associação Animais de Rua que utiliza o valor total da sua compra para ajudar animais. Saiba mais aqui. 

 

E porque as causas nunca são demais…

Está à procura do presente ideal para a sua mãe? Ofereça um dos vários cabazes cheios de iguarias caseiras da Ajuda de Mãe, mime a sua e ajude outras mães a ter um Natal mais feliz. Saiba mais aqui. 

 

E se fazemos as mães felizes, também temos de fazer os filhos. Este Natal, ofereça um peluche “Xi-Coração” e faça várias crianças felizes, apoiando a Fundação Rui Osório de Castro e a investigação na área da oncologia pediátrica. Escolha aqui o seu “Xi-Coração”.

Por último, mas não menos importante, prepare a sua ceia de Natal com o Cabaz Semear Ceia, cujo valor reverte na totalidade para a associação BIPP – Inclusão para a Deficiência, que contribui para a implementação de projetos destinados à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho. Esta é também uma excelente oferta para amigos, parceiros ou clientes. Encomende o seu cabaz aqui

E…Votos de Boas Compras e Boas Festas! 

 

 

Natal Solidário 2022 Natal Solidário 2022

 


Outros links úteis:
Natal Sustentável - https://natalsustentavel.pt/
SIC Esperança - https://sicesperanca.org/