Imagen

Estratégia de investimento semanal (02 Agosto)

02.08.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Estamos a entrar em semanas tipicamente de verão, caracterizadas por reduzidos volumes. Prevemos uma ligeira tranquilidade nas bolsas, que deverão continuar suportadas pela forte recuperação económica e pelos resultados empresariais e sem grandes novidades por parte dos Bancos Centrais.

Esta semana, teremos dados macro tendencialmente positivos. Os dados de Emprego nos EUA (Criação de Emprego não Agrícola e Taxa de Desemprego na 6ªfeira) mostram uma recuperação do mercado laboral, mas progressiva e sem grandes sobressaltos que façam prever uma mudança súbita na política monetária da Fed. Também nos EUA, teremos o ISM Industrial estável, em níveis próximos a 60, nível de clara expansão económica.

A temporada de resultados continua, embora com menos intensidade. Continuaremos a ter publicações nos EUA, embora as principais empresas já o tenham feito. Na Europa, ainda teremos algumas apresentações de resultados relevantes, sobretudo de empresas como a BMW, Siemens, Deutsche Post, Adidas, Bayer, Allianz, ING. A estes juntam-se os resultados favoráveis dos testes de stress dos bancos europeus.

Os Bancos Centrais continuam a prestar apoio. Esta semana é a vez do BoE, que deverá manter as taxas de juro em +0,10% e o plano de compra de ativos em 895.000M GBP. Teremos que aguardar pela reunião de banqueiros centrais em Jackson Hole (26/28 de agosto) para ter novidades.

Como resultado, prevemos um movimento lateral nas bolsas esta semana. Qualquer possível correção será pontual, um merecido descanso após as fortes valorizações acumuladas este ano (S&P500 +18%, Nasdaq-100 +17% e ES-50 +15%) e que aproveitaríamos para tomar posições para o final do ano.