Imagen

Análise Quadrimestral BKGA

22.09.2021

Escrito por: Bankinter Gestión de Activos

 

O segundo quadrimestre do ano manteve a tom verde nos mercados financeiros em quase toda a linha, com apenas duas exceções: as ações do Japão e dos Mercados Emergentes. 

Os dados macroeconómicos mais recentes sugerem um abrandamento do ritmo de crescimento económico, algo inevitável em virtude da fantástica recuperação do início do ano, que deixou a maioria das economias em níveis de pré pandemia, ou muito perto disso.

Neste enquadramento de mercados financeiros, todos os fundos da BKGA registaram desempenhos positivos no quadrimestre, com rentabilidades crescentes à medida que a exposição a ações aumenta.

Apresentamos o primeiro fundo BKGA que investe apenas em ações, o Bankinter Mega TT! 

É um produto que vai permitir participar das tendências e respetivos temas que vão moldar e transformar o mundo e a forma como nos organizamos e interagimos, do ponto de vista ambiental, económico e social nos próximos anos! 

Na BKGA temos identificadas três grandes megatendências, cujo impacto no mundo em que vivemos vai ser dramático nos próximos anos. Por um lado, a D&D, isto é, a crescente Digitalização e Digitização de tudo o que nos rodeia, subordinada a temas como Inteligência Artificial, Robotização e Big Data. Por outro lado, a Sustentabilidade futura do planeta em que vivemos, que, nos últimos anos, se transformou numa das forças de mudança estrutural nas nossas sociedades, impactando temas como Infraestruturas, a utilização e preservação da Água e, claro está, a alteração do atual paradigma de produção e consumo de energia. Por último, mas não menos impactante, a revolução em curso na nossa condição enquanto seres humanos, nos nossos hábitos, na maneira como interagimos, como nos organizamos, visível sobretudo em Temas como as “Smart Cities”, Health Care e BioTech. 
 
No que diz respeito ao posicionamento estratégico das nossas carteiras, reduzimos ligeiramente a nossa sobre-exposição a ações americanas dado o excelente registo obtido no primeiro semestre do ano. 

Apesar dessa redução, mantemo-nos mais otimistas para o comportamento relativo dos mercados acionistas norte americano, europeu e do Reino Unido. 

Na componente de obrigações, mantemo-nos otimistas na componente de high yield, com o investimento a privilegiar os denominados fallen angels e a dívida subordinada do setor financeiro.

A gama de fundos de investimento da BKGA, complementada com o recém-lançado Mega TT, oferece desde soluções que investem apenas em obrigações, fundos diversificados com limite máximo de exposição a ações de 25, 50 e 75% e uma solução que investe apenas em ações.

Para além da diversificação e adequação ao seu perfil de risco, os nossos fundos beneficiam das vantagens fiscais inerentes ao formato PPR, com uma taxa de imposto máxima de 21,5% que se pode reduzir substancialmente ao longo do tempo!

Invista de forma diversificada e de acordo com o seu perfil de risco! Invista Connosco!